Sinopse: Em um futuro pós-apocalíptico, um homem segue com seu filho em direção ao sul. A esperança deles é que no litoral mais quente achem melhores condições de vida.
Ficha Técnica
A Estrada (The Road)
Direção: John Hillcoat
Roteiro: Joe Penhall
Elenco: Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Charlize Theron
Duração: 111 minutos
País: EUA
Apocalipse humano
por Edu Fernandes
(Spoilerômetro: •)
O fim do mundo é um assunto que inquieta o homem e isso se reflete na produção cinematográfica. Próximo da virada do milênio, o enfoque explorado era o religioso. Por isso, filmes como Stigmata e O Fim dos Dias (ambos de 1999) inundaram o circuito de cinema na ocasião.
Atualmente, com o aquecimento global e fenômenos naturais que dizimam milhares de vida de uma só vez, a preocupação recai sobre os possíveis sobreviventes de um cataclismo. E os filmes novamente espelham esse raciocínio. O cenário desolado pode servir para abrigar cenas de ação (O Livro de Eli), ou discutir os desdobramentos sociais (Ensaios sobre a Cegueira) e psicológicos (Eu Sou a Lenda) dessa situação. A Estrada (The Road) é o mais novo título a integrar a lista da distopia e segue a linha dos dois últimos exemplos.
Por ter uma criança entre seus personagens, a emoção é aumentada. A atuação de Viggo Mortensen (Um Homem Bom) é apenas mais um catalisador para que o público sofra junto com o pai e filho do enredo. Para se ter uma noção do peso da história, o protagonista tem bem claro em sua mente o fato de que um dia não haverá outra saída senão o suicídio de ambos.
Com roteiro baseado no livro homônimo de Cormarc McCarthy, pode-se esperar um desfecho fora do convencional. A boa notícia é que o final não é tão broxante quanto à última cena de Onde os Fracos não Têm Vez, outra adaptação cinematográfica do mesmo autor.
Dudeshop:
• Livro A Estrada, de Cormarc McCarthy (Ed. Alfaguara)
Nenhum comentário:
Postar um comentário