quinta-feira, 15 de abril de 2010

As Melhores Coisas do Mundo




Sinopse: Mano é um adolescente típico que estuda em uma escola típica. Sua vida fica mais difícil quando seus pais decidem se separar.


Ficha Técnica
As Melhores Coisas do Mundo
Direção: Laís Bodanzky
Roteiro: Luiz Bolognesi
Elenco: Caio Blat, Paulo Vilhena, Francisco Miguez, Gabriela Rocha, Denise Fraga, Fiuk, Gustavo Machado, José Carlos Machado, Gabriel Illanes, Julia Barros
Duração: 107 minutos
País: Brasil


Verdade em primeiro lugar
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

A Retomada do cinema brasileiro aconteceu de forma muito mais lenta e tardia para os jovens espectadores. Em 2002, Jorge Furtado estreia na direção de longa-metragens com Houve uma Vez Dois Verões e – com outros filmes – permanece praticamente isolado no gênero até 2007, quando Podecrer! mostra a juventude dos anos 80 em uma produção agradável para os adolescentes de hoje.

Finalmente, com As Melhores Coisas do Mundo, os paulistas podem se juntar aos gaúchos e cariocas com cinematografia contemporânea voltada para os jovens. Para quem está acostumado com Malhação, o único ponto de encontro está na presença de Fiuk no elenco. As rodadas de suco no bar somem e a primeira cena do filme se passa em um prostíbulo.

Retratando uma fase da vida em que os estudos deveriam ser a única preocupação, a história da fita mostra que a teoria é bem diferente da prática. Uso de drogas e fixação por sexo (além de depressão e outros conflitos) fazem parte sim da vida do jovem brasileiro, sem que isso signifique necessariamente em um futuro arruinado.

Para o bem ou para o mal, essa é a verdade da classe média e tentar mascarar isso com dramaturgias pudicas é, no mínimo, hipocrisia. Claro que esse não é o único assunto da As Melhores Coisas do Mundo, mas sua presença é prova a coragem do roteiro e gera identificação no público-alvo.

Outro fator que soma valor a produção são os diálogos sinceros, que facilitam o trabalho do elenco, formado majoritariamente por estreantes. Já os atores mais experientes, por outro lado, dão um show de interpretação, com destaque para os pais do protagonita.

Depois que os adolescente conseguem se enxergar na tela (pelas situações, personagens, cenários e falas), fica muito mais fácil agradar. Para isso, o filme conta com uma mescla de cenas engraçadas, ao lado de outras bem emocionantes. Risos e lágrimas só podem conviver lado a lado em bons filmes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário