terça-feira, 6 de abril de 2010

Os Famosos e os Duendes da Morte





Sinopse: Um jovem que mora no interior do Rio Grande do Sul não vê a hora de conseguir sair de sua pequena cidade-natal. Seu sonho é ir para uma metrópole e assistir a um show de Bob Dylan.



Ficha Técnica
Os Famosos e os Duendes da Morte
Direção: Esmir Filho
Roteiro: Ismael Caneppele, Esmir Filho
Elenco: Ismael Caneppele, Tuane Eggers, Henrique Larré
Duração: 101 minutos
País: Brasil, França


"Too dead for dreaming"
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Felizmente o cinema brasileiro está em fase de crescimento, tanto em linguagem quanto em popularidade. Mesmo assim, alguns vícios teimam em assombrar nossa produção. Os Famosos e os Duendes da Morte é um exemplo de título que não explica a que o filme veio e o cartaz não colabora para completar a mensagem. Pelo menos esse nome é mas atraente do que Narradores de Javé...

Para esclarecer as coisas para quem ficou confuso com o título, os temas dessa fita são, entre outros, a solidão e a depressão na juventude contemporânea. O roteiro mostra que os mesmos meios de comunicação que estreita os contatos entre os seres humanos podem acabar por criar pequenas fissuras ou grandes abismos entre as pessoas.

Para lidar com questões tão complexas, a juventude do século XXI achou formas novas de se expressar e, assim, exorcizar alguns demônios que vivem dentro de nós (os tais duendes da morte). Os vídeos intimistas que podem ser vistos online e os blogs são os exemplos de expressão apresentados no filme.

No entanto, se Os Famosos e os Duendes da Morte for avaliado como uma história com personagens jovens, falta sinceridade nos diálogos. Com tantas cenas psicológicas e conversas profundas, faltam momentos que exploram a inocência e a espontaneidade dessa faixa etária. Apenas alguns lampejos podem ser conferidos nas conversas do protagonista com seu melhor amigo.

Grande parte da duração do filme é dedicada a momentos de reflexão e cenas em que o visual fala mais do que as palavras. Por conta disso, o ritmo é lento, mas se pode prestar mais atenção aos belos trabalho nas áreas de fotografia e som.

O cinema brasileiro pode até emplacar alguns blockbusters todo ano, mas tais vitórias só podem ser celebradas enquanto conseguirmos realizar filmes como esse.
 



Dudeshop:
• Livro Os Famosos e os Duendes da Morte, de Ismael Caneppele (Ed. Iluminuras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário