quarta-feira, 7 de março de 2012

W.E.: Elegância sem emoção

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Em O Discurso do Rei, a história de amor entre o príncipe Edward da Inglaterra e a americana Wallis Simpson foi um capítulo importante na vida do rei gago. O romance proibido recebe agora o tratamento de tema central em W.E. – O Romance do Século (W.E.). No novo filme, o casal é vivido por James D'Arcy (Reflexos da Inocência) e Andrea Riseborough (Não Me Abandone Jamais).

A direção desempenhada por Madonna usa de toda a elegância possível para narrar o amor entre os dois. O principal problema do filme é que, na busca desenfreada pelo elegante, se esquece da emoção inerente ao enredo.Por outro lado, os pontos positivos estão no figurino e na direção de arte.


Paralelamente à história de Wallis e Edward, o filme narra os conflitos contemporâneos de Wally (Abbie Cornish, de Sucker Punch), uma mulher que desistiu de sua carreira por causa do marido (Richard Coyle, Príncipe da Pérsia). Apesar da renúncia de Wally, William não dá o devido valor à sua esposa. Ele dedica todo seu tempo ao trabalho e ao adultério. Com isso, Wally se aproxima de Evgeni (Oscar Isaac, de Drive), segurança em um museu que exibe peças originais de Wallis Simpson.

O filme traça óbvios paralelos entre as duas tramas, mas às vezes força a barra. O resultado são cenas belas, mas insípidas. Um exemplo disso é a carência de cenas de sexo impactantes, que deem vazão à paixão dos personagens.

Para os fãs de Madonna, por tudo o que ela representa além do mundo da música, W.E. oferece um espetáculo visual (em momentos que lembram propaganda de perfume ou trechos de videoclipes). No entanto, para quem quer ver uma intensa história de amor, o filme não convence.


W.E. – O Romance do Século (W.E.)
Direção: Madonna
Roteiro: Madonna, Alek Keshishian
Elenco: Abbie Cornish, Andrea Riseborough, James D'Arcy, Oscar Isaac, Richard Coyle
Duração: 119 minutos
País: Reino Unido

Nota: 4

Dica: Para mais informações sobre a realeza inglesa no início do século XX, confira o livro O Discurso do Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário