domingo, 25 de março de 2012

Entrevista: Heleno: “Um mito”

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Mulheres, bebidas e drogas estão na lista de itens proibidos na concentração de jogadores de futebol. Antes das notícias com os astros da atualidade, outro atleta já figurava nas manchetes de jornal pelos motivos errados. “O Heleno pode ser considerado o primeiro jogador-problema”, disse o diretor José Henrique Fonseca (O Homem do Ano) sobre o protagonista da cinebiografia Heleno. “O fato é que ele não era louco por treinamento”.

Astro do Botafogo nos anos 1940, Heleno de Freitas teve a vida marcada por conturbações pessoais. “O Heleno tinha um pouco de muitos jogadores atuais”, afirmou Rodrigo Santoro (Reis e Ratos), intérprete do personagem-título do filme. “Ele tinha uma personalidade muito complexa”.

Apesar das conturbações, ele foi considerado um grande ídolo no time em que atuou. “A paixão dele pelo Botafogo era muito nobre”, relatou Santoro. “O Heleno é um mito”.


Heleno foi casado, o que não impediu que continuasse com seu estilo de vida desregrado. Para interpretar Sílvia, foi escalada Alinne Moraes (O Homem do Futuro). “Eu pesquisei sobre ela”, disse. “Não acho que é uma Maria-chuteira”.

O amor que sentia por ele era além da fama, especialmente em um tempo em que a profissão de jogador de futebol não tinha a reputação atual. “Ela se tornou quase que uma continuidade do corpo dele”, explica a atriz. “Em algum momento ela se sentiu muito solitária”.

A principal razão da tristeza de Sílvia é a cantora Diamantina. Para dar vida à amante de Heleno foi escalada a colombiana Angie Cepeda (O Amor nos Tempos do Cólera). “É uma vontade de dialogar com o restante da América do Sul”, relatou Fonseca. “O papel da Diamantina é para criar um clássico triângulo amoroso”.


Jogada ensaiada

Para contribuir na caracterização da época, Heleno foi totalmente filmado em preto-e-brnaco. “O PB é a magia, a cor é a realidade”, defende o diretor. “Sempre quis fazer um filme em PB. Como não teve estúdio, pude fazer assim”.

Focado nos dramas pessoais, o longa passa ao largo da superação esportiva que costuma ser o mote no cinema estadunidense quando a vida de um atleta é o tema de uma produção. “É um filme um pouco diferente do mercado”, explica José Henrique. “É importante ter filmes assim”.

“São poucas cenas de jogo porque não é um filme sobre futebol”, disse o diretor. “Procuramos filmar com as câmeras de baixo, como era feito nos anos 40. Basicamente a ideia foi tentar achar um formato que fizesse as pessoas acreditarem naquele jogo”.

Apesar de ter o futebol como hobby, Rodrigo Santoro precisou de preparação especial para as cenas dentro das quatro linhas. “Fiz aulas com Cláudio Adão”, relatou. “Deu para dar uma melhoradinha no meu futebol”.


Heleno
Direção: José Henrique Fonseca
Roteiro: Felipe Bragança, Fernando Castets, José Henrique Fonseca
Elenco: Rodrigo Santoro, Aline Moraes , Angie Cepeda, Erom Cordeiro, Othon Bastos, Herson Capri, Orã Figueiredo
Duração: 116 minutos
País: Brasil

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário