terça-feira, 6 de março de 2012

Entrevista: Anderson Silva: Como Água: “Fora do papel de vilão”

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


O MMA é a mais nova febre esportiva a desembarcar em terras brasileiras e seu maior ídolo é o campeão Anderson Silva. A primeira preparação do lutador realizada fora no Brasil é o tema do documentário Anderson Silva: Como Água (Like Water).

Os treinamentos realizados nos Estados Unidos foram para a luta contra Chael Sonnen. O combate foi vencido pelo brasileiro, mas o desfecho esportivo não foi um determinante para a realização do filme. “O documentário ia sair de qualquer forma, se eu ganhasse ou não”, garantiu Anderson em entrevista coletiva em São Paulo.

O documentarista Pablo Croce e sua equipe entraram na academia em que Silva se preparava para a luta. “Eu estava sendo filmado e não estava ligando para as câmeras, tanto que eu falo umas bobagens”, disse Anderson. “Tenho plena certeza de que fui eu mesmo”.

A trilha que acompanha Como Água contém as mesmas canções que Anderson utiliza para se concentrar antes de entrar no ringue. “A trilha tem tudo a ver com minha concentração”, disse.


O resultado final é um honesto registro dos bastidores dos esportes de combate. “Eu fiquei muito feliz de me ver no cinema fora do papel de vilão”, afirmou Anderson. “O filme vai servir para as pessoas se identificarem com alguma coisa”.

Além da parte atlética, o documentário dedica cenas para mostrar o lado espetáculo do UFC. Nessa faceta, Anderson confessa que sente alguma dificuldade. “Você tem que estar preparado para as duas coisas, lutar e promover o esporte”, declarou. “Mas eu gosto de fazer o que eu faço de melhor, que é lutar no octógono”.

Entre as manobras de entretenimento do esporte destaca-se as provocações entre atletas. Sonnen explorou à exaustão a troca de ofensas para ganhar espaço na mídia e o filme exibe alguns dos absurdos ditos pelo rival de Anderson. “Ele foi muito infeliz nos comentários”, reflete o lutador brasileiro. “Ele tinha que ser mais respeitoso”.

Questionado se Como Água marcaria o início da carreira de Anderson Silva como ator, o atleta deu sinais de que ele ainda será muito visto fora do ringue. “Ator eu já sou”, afirmou. “Tem um filme que a gente está terminando de rodar que se chama Cleopatra X”. Mesmo assim, o octógono ainda é o lugar onde o coração de Anderson está. “Entre ator e lutador, eu prefiro lutar que é mais fácil”.


Anderson Silva: Como Água (Like Water)
Direção: Pablo Croce
Roteiro: Ramon Lemos, Lyoto Machida, Damaso Pereira, Ed Soares
Elenco: Anderson Silva, Jose Aldo, Junior Dos Santos, Ramon Lemos, Lyoto Machida, Damaso Pereira, Ed Soares, Chael Sonnen
Duração: 76 minutos
País: EUA

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário