sábado, 31 de março de 2012

A Dançarina e o Ladrão: Personagens-problema

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Apesar das duas profissões que formam o título de A Dançarina e o Ladrão (El baile de la Victoria), o filme traz uma trinca de personagens desafiadores para seus intérpretes. Infelizmente o protagonista é o único que não consegue se sair bem. O objetivo do filme é mostrar as consequências do regime militar no Chile contemporâneo, por isso todos eles têm ligação com o período histórico totalitário.

A Dançarina é Victoria (Miranda Bodenhofer em seu papel de estreia), uma jovem que parou de falar depois de testemunhar, quando ainda era menina, os pais serem assassinados por agentes do governo militar.

A moça encanta porque há anos pratica uma coreografia de ballet para homenagear os pais. Sua expressão corporal comove e é o meio pelo qual consegue afugentar os fantasmas do passado.

O personagem principal do filme é o namorado de Victoria. Ángel Santigao (Abel Ayala) saiu da prisão depois da anistia a criminosos não-violentos que se deu no processo de redemocratização do Chile. O rapaz é muito inocente, o que é difícil de acreditar depois de ele ter passado uma temporada atrás das grades.

Ángel tem um plano de roubar dinheiro obtido de forma corrupta durante a ditadura. Seus objetivos são louváveis, mas a forma infantilizada como ele encara o mundo irrita o espectador.

É difícil torcer para um personagem tão incômodo.Em algumas cenas, suas reações são exageradas. Em outros momentos, ele parece ter algum tipo de ataque de emoções extremas. Parte do público ficará com vontade de encaminhar o protagonista para algum tipo de tratamento psicológico.

Finalmente, o Ladrão é a causa pela qual discutimos o filme. Nicolás Vergara Grey é interpretado por Ricardo Darín e seu sucesso a frente de Um Conto Chinês é a razão que justifica uma produção fraca e antiga (de 2009) entrar em cartaz nos cinemas brasileiros.

Nicolás é um lendário arrombador de cofres que também foi liberto pela anistia. Ángel o aborda para participar de seu plano.

A interpretação de Darín é o que mais brilha em A Dançarina e o Ladrão. O momento em que ele declama os versos da canção“El Dia que me Quieras”, de Carlos Gardel, é de arrepiar. Entretanto, cabe ao leitor julgar se vale pagar o ingresso de um filme problemático apenas para ver mais um ótimo trabalho do ator argentino.

A Dançarina e o Ladrão (El baile de la Victoria)
Direção: Fernando Trueba
Roteiro: Antonio Skármeta, Fernando Trueba, Jonás Trueba
Elenco: Ricardo Darín, Abel Ayala, Miranda Bodenhofer, Ariadna Gil, Julio Jung, Mario Guerra, Marcia Haydée
Duração: 127 minutos
País: Espanha

Nota: 3

Dica: Para saber sobre a ditadura chilena, confira Post Mortem e Dawson Ilha 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário