quarta-feira, 2 de junho de 2010

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo



Sinopse: Adotado pelo rei da Pérsia, o príncipe Dastan é acusado de assassinar o monarca. Ele foge carregando uma misteriosa adaga e precisa provar sua inocência. A rival princesa Tamina une-se a ele para que o poderoso item não caia em mãos erradas.


Ficha Técnica
Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (Prince of Persia: The Sands of Time)
Direção: Mike Newell
Roteiro: Boaz Yakin, Doug Miro, Carlo Bernard
Elenco: Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton, Ben Kingsley, Alfred Molina
Duração: 116 minutos
País: EUA


Pra que enfeitar tanto?
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: trailer)

Adaptar títulos de videogames para filmes sempre foi um grande desafio em Hollywood. Por causa de sua natureza, os jogos tinham apenas um pretexto para que o personagem se aventure e não uma história densa que poderia ser aproveitada em um filme. Por essa razão é que normalmente os games não rendem bons filmes.

Com o desenvolvimento da indústria dos videogames e dos consoles, os jogos ganharam histórias mais robustas e a tendência é que a mácula sobre esse tipo de adaptação torne-se coisa do passado. Por isso Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (Prince of Persia: The Sands of Time) usa como base a trama de uma aventura mais recente da franquia que já existe desde 1989.

O problema do roteiro está em tentar enfeitar demais o enredo. No jogo as coisas já estavam bem adiantadas, com até uma reviravolta final que pode fazer o jogador derrubar o controle no chão de tanta surpresa. Aí chegam os roteiristas de cinema e tentam exagerar no plot no começo, mas esquecem de afinar o desfecho. Quando se eleva o nível no desenvolvimento, não pode deixar a peteca cair no final e deixar os conflitos se resolvendo de forma tão fraca.

O jogo é caracterizado pelas manobras estonteantes do protagonistas que faz todo tipo de micagem para chegar do ponto A ao ponto B sem despencar em uma abismo ou cair em cima de lanças afiadas. Toda vez que se vê uma construção alta e antiga na telona, espera-se que Dastan use toda sua destreza para chegar ao ponto mais alto e buscar um artefato qualquer. Pois bem, teremos de esperar uma próxima aventura para ver esse tipo de cena. O príncipe até que dá suas piruetas, mas a produção é muito mais focada nas lutas do que nos desafios impostos pelo cenário.

Príncipe da Pérsia diverte a quem não se apegar demais a suas origens, principalmente pela boa química entre Dastan e Tamina.


Dudeshop:
• Jogo Prince of Persia: Sands of Time (GameCube)
• Jogo Prince of Persia: Sands of Time (PlayStation 2)
• Jogo Prince of Persia: Sands of Time (XBox)
• Jogo Prince of Persia: Sands of Time (GameBoy Advance)
• Jogo Prince of Persia: Sands of Time (DVD-ROM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário