terça-feira, 27 de março de 2012

Tropicália: Especialidade da casa

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)



Desde a publicação do Manifesto Atropofágico de Oswald de Andrade, ficou claro para as artes brasileiras a importância de aceitar a influência estrangeira como algo positivo para a nossa própria cultura. O documentário Tropicália é mais uma voz que engrossa o coro que entoa que a especialidade do Brasil é assimilar influências distintas.

O filme aborda a produção cultural do final dos anos 1960, especialmente no campo da música. As obras desse movimento são marcadas pelo uso de temas tipicamente nacionais sem negar a colaboração de ingredientes estrangeiros. Esse é o segredo da genialidade do tropicalismo.

Se considerarmos apenas o período da História do Brasil após a chegada dos negros, quando as três principais fontes da nossa cultura (africana, europeia e indígena) conviviam em nosso território, temos poucos séculos de história cultural. Para competir com as tradições milenares da Ásia e da Europa, o Brasil precisou de um diferencial.


Os brasileiros não tem tanto purismo na hora de integrar ingredientes de origens diferentes. Um exemplo cotidiano está nos restaurantes self-service, onde não se vê qualquer pudor de sashimis japoneses estarem no mesmo prato de uma macarronada italiana.

De maneira semelhante, pode-se apreciar a canção “Dois Mil e Um” da banda Os Mutantes. Os primeiros versos ganham sotaque caipira, mas a música tem arranjos do maestro Rogério Duprat e integra a guitarra elétrica do rock'n'roll.

Essa salada cria obras únicas que transbordam personalidade. Infelizmente isso é bem diferente do cenário musical atual, em que os gêneros “universitários” se confundem entre si e com o pop-rock mais insípido.

Tropicália
Direção: Marcelo Machado
Roteiro: Vaughn Glover, Marcelo Machado, Di Moretti
Elenco: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Rita Lee, Arnaldo Baptista, Sérgio Baptista
Duração: 87 minutos
País: EUA, Brasil, Reino Unido

Nota: 8

Tropicália foi visto no É Tudo Verdade 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário