quinta-feira, 22 de março de 2012

Raul: Muito meio antes do fim

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Quando se vai assistir a um documentário cujo tema já se tem alguma intimidade, a expectativa é relembrar o que é conhecido e entrar em contato com novos detalhes e curiosidades. Nessa tarefa pode se dizer que Raul – O Início, o Fim e o Meio passa com louvor.

O ponto fraco do filme está exatamente no exagero de detalhes, falta economia na edição. As cenas e depoimentos esmiúçam cada aspecto da vida e da carreira do músico baiano. Com isso, a experiência de assistir ao documentário tornar-se algo enfadonho.

Como o roteiro segue a ordem cronológica dos fatos, percebi esse defeito a partir do momento em que o longa anuncia que Raul foi diagnosticado com cirrose. Na minha cabeça, isso significava que faltava pouco para o filme acabar. Ledo engano.


O mais triste é a falta de critério sobre quais questões dedicar mais tempo e quais pontos devem ser apenas mencionados. O desperdício de energia fica evidente quando se dá espaço demais para depoentes pouco relevantes. Um deles exibe o revólver que sempre carrega consigo, algo que não tem qualquer relação com o roqueiro que deveria ser o tema do documentário.

Os últimos meses de vida de Raul já seriam suficientes para construir um filme. Até hoje há muito polêmica em torno do interesse por trás da presença de Marcelo Nova nesse momento. Uns defendem que se trata de um fã que quis ajudar seu ídolo a ter mais momentos felizes no palco, enquanto outros acusam Nova de usar a fama de Raul para atrair atenção para si. Raul – O Início, o Fim e o Meio covardemente trata o assunto com superficialidade. O filme não defende nem acusa. Se houve opção pela neutralidade, ao menos poderia fomentar a discussão.

O lado bom é que, como parece ser uma obra enorme, o filme satisfará a sede e apaziguará a saudade dos fãs e sócias de Raulzito.


Raul – O Início, o Fim e o Meio
Direção: Walter Carvalho, Leonardo Gudel
Roteiro: Leonardo Gudel
Elenco: Paulo Coelho, Caetano Veloso, Tom Zé, Roberto Menescal, Marcelo Nova
Duração: 130 minutos
País: Brasil

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário