Spoilerômetro: • (?)
A questão indígena está longe de ser definida. Por causa do grande número de fatores em jogo e a complexidade de elementos a serem considerados, não consigo definir minha opinião sobre o assunto. Depois de visto Calafate, Zoológicos Humanos (Human Zoos) fica claro que o caminho a ser percorrido é enorme e que há mais pontos de discussão a serem abordados.
O documentário reconta a história de dezenas de pessoas que foram capturadas em solo chileno para serem expostos na Europa em espaços para apreciação pública de humanos “selvagens”. Esses tristes acontecimentos ocorreram a partir do final do século XIX até a primeira metade do século XX, uma época em que o debate acerca da igualdade entre todos os seres humanos era acalorado.
No século XXI, foram encontradas ossadas de alguns desses indígenas em uma universidade de Zurique, Suíça. Desde a descoberta até a devolução dos restos mortais aos descendentes desses povos passaram-se anos. Muito dessa demora se explica pela péssima atuação do governo chileno.
Sobre isso, o diretor Hans Mülchi (foto ao lado) diz: “Foi muito doloroso constatar como a falta de respeito por nossos povos originários não ficou no passado e subsiste até os dias atuais por parte de nossas autoridades políticas”.
Em sua estadia forçada na Europa, a maioria dos indígenas morreu por causa das condições a que eram submetidos. Higiene, alimentação e aclimatização não constavam na lista de preocupações dos raptores – o lucro era o único objetivo. O filme mostra que o maltrato a esses povos é uma realidade constante.
Calafate é o nome de um dos poucos sequestrados que conseguiu voltar a o Chile, onde foi acolhido por religiosos. A sobreposição da fé cristã à cultura nativa é outro grande problema na questão indígena. Felizmente Zoológicos Humanos não se adentra nessa polêmica e foca-se em seu tema central.
Calafate, Zoológicos Humanos (Human Zoos)
Roteiro e Direção: Hans Mülchi
Elenco: -documentário-
Duração: 96 minmutos
País: Chile
Nota: 8
Dicas: Para saber mais da questão indígena, especialmente no Brasil, veja o filme Terra Vermelha. Para saber mais sobre a exposição de humanos “selvagens”, confira Vênus Negra.
Filme visto durante o festival É Tudo Verdade 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário