quinta-feira, 8 de março de 2012

O Pacto: Caos e princípios

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Gêneros cinematográficos ajudam o espectador a escolher qual será a diversão escolhida para a próxima sessão. Por outro lado, as diversas fórmulas consagradas com o passar das décadas podem se mostrar uma verdadeira prisão para os realizadores.

O Pacto (Seeking Justice) segue piamente os preceitos do filme policial, mas felizmente consegue temperar seu enredo com algum diferencial. A premissa é a mesma que iniciou a franquia Desejo de Matar (1974-94): um homem comum sofre uma tragédia pessoal e as consequências dos acontecimentos colocam o protagonista em contato com o submundo violento.

O tal homem comum é o professor Will Gerard (Nicolas Cage, de Motoqueiro Fantasma 2). Certa noite sua esposa (January Jones, de X-Men: Primeira Classe) é atacada e estuprada. Enquanto aguarda pela recuperação da amada no hospital, Will é abordado pelo misterioso Simon (Guy Pierce, de Não Tenha Medo do Escuro).

O estranho faz um proposta: Will deixa que a organização que Simon representa cuide da punição ao criminoso em troca de um favor no futuro. Depois de alguma resistência, Will aceita e em pouco tempo o estuprador é assassinado.


Os problemas do protagonista aumentam quando a organização cobra o favor de Will e ele percebe ser incapaz de suportar o estresse da situação. O professor deve ajudar a eliminar um criminoso sexual, mas Will não consegue dar cabo da missão.

Nos pontos em que O Pacto agarra-se ao formado do gênero o filme exibe elementos até previsíveis. Por outro lado, o diferencial está na mensagem transmitida.

A trama se passa em Nova Orleans, uma cidade em que a lei não é respeitada. Especialmente depois da destruição causada pelo furacão Katrina, o caos se instalou na região. Sem uma ordem social clara, os princípios dos cidadãos também ficam nebulosos. É aí que um homem de bem aceita encomendar a morte de um desconhecido.

A perda dos princípios abre uma janela narrativa para que O Pacto tenha alguma surpresa em sua história. Assim, o enredo é desenvolvido com vigor e de forma envolvente.


O Pacto (Seeking Justice)
Direção: Roger Donaldson
Roteiro: Robert Tannen
Elenco: Nicolas Cage, January Jones, Guy Pearce, Jennifer Carpenter, Harold Perrineau
Duração: 105 minutos
País: EUA

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário