quinta-feira, 29 de março de 2012

Lórax: Mensagem para a garotada

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


A obra do escritor Dr. Seuss é caracterizada pela poesia nas palavras e mensagem educativa na história.O Lórax: Em Busca da Trúfula Perdida (Dr. Seuss' The Lorax) é a mais nova adaptação das criações de Seuss para o cinema.

O tal Lórax do títlo é uma criatura mágica que defende a natureza, como o Curupira no folclore brasileiro. Quando Umavezildo corta uma árvore (trúfula) para usar suas folhagens como fibra têxtil, Lórax decide intervir e impedir que o inventor acabe com a natureza.

Ao contrário de Horton e o Mundo dos Quem, dessa vez as rimas de Seuss são deixadas de fora do filme. No lugar da poesia, Lórax tem animados números musicais que serão repetidos à exaustão quando o DVD fizer parte da coleção da criançada.


Outra mudança é que no livro Umavezildo é um monstro, mas na animação ele é um ser humano. O produtor Christopher Meledandri (Hop – Rebeldes sem Páscoa) explica a decisão: “No momento em que você deixa Umavezildo ser um monstro, você permite que a plateia interpreta que o problema é causado por alguém diferente da gente, e isso não deixa que a história seja sobre todos nós”.

Pela declaração fica claro que a mensagem educativa ecológica do livro é a prioridade do filme. A importância da preservação da natureza é passada para os pequenos espectadores de forma tranqüila, sem panfletar ou ser eco-chato.

Com isso, Lórax transforma-se em uma opção de entretenimento infantil com um objetivo nobre.

O Lórax: Em Busca da Trúfula Perdida (Dr. Seuss' The Lorax)
Direção: Chris Renaud, Kyle Balda
Roteiro: Ken Daurio, Cinco Paul
Elenco: Danny DeVito, Ed Helms, Zac Efron, Taylor Swift, Betty White, Rob Riggle
Duração: 86 minutos
País: EUA

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário