segunda-feira, 19 de março de 2012

Fogo na Bomba: Guerra É Guerra X Amizade Colorida: Moralismo de gênero

A seção Fogo na Bomba é destinada a discutir os finais de filmes. Portanto, só prossiga se não tiver problemas em sabê-lo...

Spoilerômetro: (?)


Nos últimos anos a comédia romântica, um dos gêneros mais tradicionais do cinema estadunidense, tenta se reformular para ficar mais alinhada com o comportamento contemporâneo. Guerra É Guerra (This Means War) está nessa frente, mas falha no último momento.

Lauren (Reese Witherspoon, de Água para Elefantes) está dividida entre dois amores, FDR (Chris Pine, de Incontrolável) e Tuck (Tom Hardy, de O Espião que Sabia Demais). O que ela não sabe é que os dois são grandes amigos e trabalham juntos como agentes da CIA. Em sua indecisão, Lauren mantém encontros românticos com ambos.


Como em outros filmes atuais, o primeiro beijo não é a grande cena. Lauren troca carícias com os dois pretendentes e o que interessa é por qual deles ela irá se apaixonar. Toda essa modernidade aparente cai por terra quando, no final, a mocinha termina com o único com o qual teve uma relação sexual.

Em outras comédias recentes, a protagonista não perde tempo em ir para a cama. Em Sexo sem Compromisso e O Amor e Outras Drogas é isso o que acontece, mas o exemplo que mais se opõe ao puritanismo de Guerra É Guerra está em Amizade Colorida (Friends with Benefits).


Nele, a personagem vivida por Mila Kunis (Cisne Negro) mantém um relacionamento puramente sexual com o personagem de Justin Timberlake (A Rede Social). Em dado momento, a moça decide engrenar em um namoro mais tradicional com outro sujeito. Ela vai para a cama com ele e depois sofre uma desilusão.

Amizade Colorida não teve medo de mostrar uma mulher segura o suficiente para ter relações sexuais com mais de um homem. Por outro lado, o roteiro de Guerra É Guerra foi bem mais medroso e deu um jeito bobo de deixar claro que a pseudo-modernete Lauren foi às vias de fato com apenas um de seus candidatos a namorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário