terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Rede Social



Sinopse: Mark é um estudante de Harvard que desenvolve um site em que as pessoas com dificuldade em ser popular consiguem arrumar novos amigos. O problema é que ele se vê no meio de dois processos judiciais milionários sobre a autoria das ideias que levaram a criação do Facebook.


Ficha Técnica
A Rede Social (The Social Network)
Direção: David Fincher
Roteiro: Aaron Sorkin
Elenco: Jesse Eisenberg, Rooney Mara, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer
Duração: 120 minutos
País: EUA


Conexão de banda larga
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

A primeira cena de A Rede Social (The Social Network) oferece um bom exemplo de como apresentar o protagonista. Com poucos minutos de duração, a tal cena necessitou de quase cem tomadas para ser filmada.


Tudo isso por causa da fala ligeira que Mark Zuckerberg fala. Por ter um raciocínio muito mais rápido do que a maioria das pessoas, ele dispara um número absurdo de palavras por minuto. Sua inteligência é inversamente profissional a suas perícias sociais. Todas essas características, e o talento do ator Jesse Eisenberg (O Solteirão), estão presentes nessa pequena cena.

O desenvolver do filme está alinhado ao raciocínio de seu protagonista. Por isso, a história vai rapidamente para frente e para trás, tentando acompanhar os depoimentos nos dois processos em que Mark participa sobre a real paternidade do Facebook. O conselho para o leitor é que se foque no núcleo da trama e não tente entender todos os detalhes técnicos de cada acontecimento para não se perder nessa tempestade cerebral.

Como fez em Zodíaco, David Fincher prova que é capaz de colocar emoção ao narrar uma história real em seus filmes. Sabe-se o tamanho e a importância das redes sociais no mundo de hoje, mas o diretor foca-se no humano, principalmente nas obsessões de seu personagem principal.

A Rede Social não tem mocinhos e bandidos claros – todos têm motivações compreensíveis para suas ações. O único efeito colateral será controlar a vontade de ficar offline por tempo indeterminado depois de terminada a sessão do filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário