quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Espião que Sabia Demais: Inteligência sem glamour

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Por causa dos filmes de 007, há 50 anos estamos acostumados a associar a espionagem britânica no cinema a um ambiente elegante com carros possantes e drinks sofisticados. O Espião que Sabia Demais (Tinker Taylor Soldier Spy) quebra qualquer expectativa nesse sentido com uma história mais cerebral que revela os podres da espionagem.

A ironia do filme começa pelo protagonista, nada parecido com o conquistador James Bond. Smiley (Gary Oldman, de A Garota da Capa Vermelha), cujo nome soa algo como “sorridente” em inglês, é um homem tão inteligente quanto triste. Abandonado pela mulher, ele foca-se no trabalho. Sua missão é identificar um traidor no alto escalão da inteligência britânica. Para aumentar a tensão, a história se passa bem no meio da Guerra Fria.


Em um jogo no qual não se sabe quem está de qual lado, é recomendável prestar bastante atenção aos detalhes. O filme convida o público a desvendar o mistério junto com o convidado e nem todas as pistas são dadas de mão beijada. Algumas relações entre personagens precisam ser deduzidas.

Em Os Infiltrados já se sabe quem são os agentes duplos e fica fácil saber por quem torcer. A situação é oposta em O Espião que Sabia Demais. Portanto, o espectador ficará receoso em depositar sua confiança em qualquer personagem, já que todos são suspeitos.

O baile de máscaras apresentado na tela só funciona porque o elenco esbanja talento em suas atuações. O desempenho dos atores também é crucial para passar as informações que estão nas entrelinhas, que deixam a fita envolvente.



O Espião que Sabia Demais (Tinker Taylor Soldier Spy)
Direção: Tomas Alfredson
Roteiro: Bridget O'Connor, Peter Straughan
Elenco: Gary Oldman, Mark Strong, John Hurt, Toby Jones, David Dencik, Ciarán Hinds, Colin Firth, Kathy Burke, Benedict Cumberbatch, Stephen Graham
Duração: 127 minutos
País: França, Reino Unido, Alemanha

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário