sábado, 12 de novembro de 2011

O Garoto de Bicicleta: Cachorro abandonado

por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?) - penúltimo parágrafo


Por causa da pouca experiência de vida, as crianças encaram seus problemas de forma diferente dos adultos. O protagonista de Onde Vivem os Monstros usa a imaginação, enquanto o personagem principal de O Garoto de Bicicleta (Le gamin au vélo) também adota um comportamento selvagem, mas sem criar um mundo fantástico para isso.

Cyril (o estreante Thomas Doret) mora em um internato e não está conseguindo entrar em contato com seu pai. Parece que o homem mudou de casa e não avisou o filho.

Cyril liga repetidas vezes para um número desativado de telefone e não aceita a situação. Quando confrontado por um dos educadores da instituição, o menino lhe morde o braço. A partir daí está estabelecido que as atitudes de Cyril são as mesmas de um cachorro. A postura fiel a seu pai é uma das pistas.

Em seguida, Cyril consegue ir ao prédio onde seu pai morava. Lá ele percebe que realmente ele se mudou. Aí uma segunda preocupação aparece: onde está a bicicleta do garoto?

Samantha (Cécile De France, de Além da Vida), uma mulher que Cyril encontra quando vai ao prédio onde seu pai morava, consegue recuperar a bicicleta. Quando monta nela, o menino parece um cão que, depois confinado, é solto em um quintal: faz percursos circulares sem se preocupar com o carro que manobra próximo a ele.


Depois desse contato, Samantha passa a ser a guardiã do garoto nos fins de semana. Aí ele parece um cachorro que ganha um novo dono, quer proteger e agradar, mas parece agrecivo se acuado. Os traumas do abandono continuam por ali.

Não por acaso, Cyril sempre usa camiseta ou agasalho vermelhos. Trata-se da sua pelagem canina. Em uma cena mais para o final do filme, o protagonista precisa ser homem. Nesse momento, ele está de azul. Na cena seguinte, quando as atitudes caninas são permitidas, a camiseta vermelha volta.

A relação entre Samantha e Cyril é bem parecia com a dos personagens principais do longa nacional O Contador de Histórias. A mulher adulta não desiste do garoto rebelde e traumatizado, na esperança de que o amor repare suas feridas psicológicas. Essa é a mensagem positiva deixada por ambos os filmes.





O Garoto de Bicicleta (Le gamin au velo)
Roteiro e Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Elenco: Thomas Doret, Cécile De France. Jérémie Renier. Egon Di Mateo
Duração: 87 minutos
País: Bélgica, França, Itália

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário