sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1: Filme Reprodutivo


 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Quando há um casamento, diz-se que dois viram um. No caso de A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 (The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1), podemos ver como fazer apenas um livro virar dois filmes. Como em Harry Potter, o último volume da saga vampiresca se transforma em dois longas, mas no caso do bruxo havia história suficiente para justificar o parcelamento.

A Saga Crepúsculo tem dois conflitos principais e as últimas adaptações cinematográficas concentram-se cada uma em uma frente diferente. Nesse filme, o foco é o triângulo amoroso Edward-Bella-Jacob. A questão dos Volturi ficará para o próximo lançamento.

A pergunta que fica é a seguinte: como fazer apenas esse assunto amoroso render quase duas horas de duração? A esperteza do filme está em resolver esse problema de forma lucrativa. Muitas cenas-videoclipe alongam a história (e o tédio de alguns) e ainda aquecem as vendas dos CDs com a trilha. São inúmeras montagens ao som de canções melosas que garantem preciosos minutos para a produção.


Eclipse passou sua mensagem contrária ao sexo pré-nupcial. Portanto, depois que Edward e Bella se casam, eles podem consumar seu amor na lua-de-mel no Rio de Janeiro (sem antes passearem pela Lapa ao som de um sambinha bem falsificado).

Desse encontro acontece uma gravidez. Assim, Amanhecer arruma espaço para seguir sua missão doutrinária e pregar contra o aborto, independente dos risco que a futura mãe corre.

Considerando a lenga-lenga e a mensagem repetitiva, Amanhecer está longe de ser o melhor filme da série, mas também não consegue ser o pior.





A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 (The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1)
Direção: Bill Condon
Roteiro: Melissa Rosenberg
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Gil Birmingham, Billy Burke, Sarah Clarke, Ty Olsson, Ashley Greene, Jackson Rathbone, Peter Facinelli, Elizabeth Reaser, Kellan Lutz, Nikki Reed
Duração: 117 minutos
País: EUA

Nota: 4

2 comentários:

  1. Também tive a mesma visão do filme. O engraçado é a selvagem antipatia de alguns cinéfilos e críticos para o filme. De verdade não consigo entender.
    Ótimo texto parabéns.

    ResponderExcluir