sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Onde Vivem os Monstros





Sinopse: Depois de demonstrar mau comportamento para sua mãe, Max é colocado de castigo. Revoltado, ele foge de casa e vai parar em uma ilha habitada por monstros. Nesse local, o menino é coroado rei.


Ficha Técnica
Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are)
Direção: Spike Jonze
Roteiro: Spike Jonze, Dave Eggers
Elenco: Max Records, Catherine Keener,James Gandolfini, Paul Dano, Catherine O'Hara, Forest , Chris Cooper, Lauren Ambrose
Duração: 101 minutos


O poder da imaginação
 por Edu Fernandes
(Spoilerômetro: )

Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are) é mais um daqueles projetos de adaptação cinematográfica que se arrastou por anos pelos estúdios até conseguir chegar nas telonas. Assim como Harry Potter, a Disney propôs produzir uma animação a partir do texto, mas o cineasta Spike Jonze (Adaptação) achou que o impacto seria maior com uma criança de carne e osso interagindo com as criaturas. Como o diretor foi escolhido pelo próprio autor do livro original, a opinião dele tem algum crédito.

O projeto ainda passou pela Universal, antes de chegar até a Warner que chiou por não gostar da montagem original e pediu para que Jonze voltasse para a edição até obter um corte que agradasse à empresa e ao diretor. Some-se aí mais três meses de diferença entre o lançamento nos EUA e no Brasil e tem-se a ideia exata da demora por conseguir assistir ao filme.

Quando se espera tanto para ver um longa a expectativa pode frustrar a experiência final. Felizmente, temos uma das raras oportunidades em que se sai satisfeito da sala de cinema mesmo depois de toda essa lenga-lenga para o lançamento. A história é tocante e o espectador não precisa ter vergonha de chorar na sessão – tenha certeza de que será acompanhado nas lágrimas.

O livro original é para o público infantil, cheio de ilustrações e com pouco texto verbal. O roteiro foi supervisionado pelo autor Maurice Sendak, mas o resultado final parece muito mais orientado para os adultos, já que a levada do enredo é lenta e pode não se encaixar no ritmo das crianças.

A história narra o poder da imaginação e como essa ferramenta é altamente preciosa para enfrentar os conflitos da infância. Quando se tem tão pouca experiência de vida, a criação de um mundo paralelo é uma saída para que as crises sejam mais fáceis de serem superadas.

Para não dizer que a animação ficou totalmente de fora de Onde Vivem os Monstros, o rosto dos bonecos é composto por animação computadorizada. Com a tecnologia foi possível dar expressões faciais diferenciadas para os personagens fantásticos – algo de suma importância para transmitir toda a gama de emoções que a história transmite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário