segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Inquietos: Equilíbrio temático

  por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Alguns filmes abraçam seus temas com tamanha força que o excesso de elementos temáticos incomoda. Para falar de morte, Inquietos (Restless) consegue manter-se no fino equilíbrio de reforçar seu tema a todo tempo sem cansar o espectador.

A morte permeia praticamente todas as cenas do filme. Seus protagonistas são bons exemplos de como o tema está imbuído no roteiro. Enoch (Henry Hopper) tem o costume de visitar velórios e funerais de estranhos. Em uma dessas ocasiões ele conhece Annabel (Mia Wasikowska, de Minhas Mães e Meu Pai), uma paciente terminal com câncer.

O nome do jovem não é por acaso. Na Bíblia, Enoch (ou Enoque) é o homem que “caminhou com Deus”. Seus semelhantes viveram por séculos, enquanto Enoch teve apenas 365 anos de vida.


No filme, Enoch vê Hiroshi (Ryo Kase, de Cartas de Iwo Jima), o fantasma de um piloto kamikaze. Já Annabel é fã de Darwin e entre seus animais favoritos estão criaturas ligadas à morte, como insetos que usam cadáveres para criar suas larvas ou pássaros que pensam morrer sempre que o sol se põe.

Por outro lado, um exemplo negativo no mesmo tema é A Festa da Menina Morta, que força a barra para trazer novos elementos fúnebres.

Em Inquietos, pequenos detalhes bem inseridos no roteiro fazem com que o filme renove e reafirme seu tópico central. Com isso, tem-se uma obra coesa, além de oferecer a inescapável emotividade que acompanha a premissa do enredo.





Inquietos (Restless)
Direção: Gus Van Sant
Roteiro: Jason Lew
Elenco: Henry Hopper, Mia Wasikowska, Ryo Kase, Schuyler Fisk, Lusia Strus, Jane Adams
Duração: 91 minutos
País: EUA

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário