sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Operação Presente: Receita natalina

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Todos os anos, o mês de dezembro tem opções temáticas no circuito de cinema. Produções natalinas são normalmente direcionadas ao público infantil e o que se espera dos filmes do gênero é uma mistura balanceada entre bom humor e emoção.

Operação Presente (Arthur Christimas) é uma animação que funciona como um perfeito presente de natal: emociona e agrada na medida certa. Como outras histórias sazonais, a premissa é a perda e a recuperação do espírito natalino. A originalidade está na forma como sua história é contada.

Durante o mandato do Papai Noel atual, a população da Terra cresceu muito. Para dar conta de presentear tantas crianças, a equipe do Polo Norte conta com tecnologia de ponta. Durante a entrega dos presentes, equipes de elfos invadem as casas com os embrulhos em uma verdadeira operação de guerra. O contraste entre a tensa do trabalho dos elfos e a emotividade natalina cria a atmosfera cômica do filme.


Os personagens também têm responsabilidade pelo humor do filme. Um grupo estranho é formado para entregar um brinquedo esquecido por uma falha no sistema. Arthur, o protagonista, tem medo de tudo, mas é um grande entusiasta do Natal. Ele vai no trenó do Vovô Noel cumprir a missão ao lado do velhote, que insiste em levar sua rena de estimação. Completa o time Bryony, uma elfa especializada em embrulhos.

Nessa jornada, Arthur precisa superar seus medos e inseguranças. Assim, reafirma o espírito natalino que está em crise por conta da opressora participação da tecnologia no sistema de entrega de presentes.

A mensagem positiva que se pode tirar de Operação Presente é que o novo deve ser estimulado, mas não precisa renegar totalmente os valores originais e tradicionais. Quando o novo e o velho trabalham juntos, o avanço é positivo, como a magia do Natal.




Operação Presente (Arthur Christimas)
Direção: Sarah Smith
Roteiro: Peter Baynham, Sarah Smith
Elenco: James McAvoy, Hugh Laurie, Bill Nighy, Jim Broadbent, Imelda Staunton, Ashley Jensen
Duração: 97 minutos
País: EUA, Reino Unido

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário