terça-feira, 8 de novembro de 2011

Gigantes de Aço: Estilo saco de Doritos

 por Vanessa Santos

Spoilerômetro: (?)


Dirigido por Shawn Levy (Uma Noite no Museu), o longa Gigantes de Aço (Real Steel) nos apresenta a Charlie (Hugh Jackman), um ex-boxeador em um mundo onde ninguém mais liga para lutas entre humanos. Sua carreira controlando robôs lutadores está indo de mal a pior. Após a morte da ex-namorada, ele se vê obrigado a passar alguns meses com seu filho, Max (Dakota Goyo). Acidentalmente, os dois descobrem em uma sucata um robô velho, Atom. O desacreditado maquinário pode ser a chave de Charlie para o topo e, de quebra, ajudá-lo a se conectar com o garoto.

"Os filmes pipocas foram feitos para passar o tempo e desligar o cerebro". Fato: Definitivamente essa afirmativa não se aplica à mim. Minha mente não tem um botão on e off onde posso ligar e desligar a qualquer momento que queira. Ainda mais em um filme como esse.

Não é de todo mal. É divertido, não ofende a inteligencia de ninguém e com certeza é um futuro classico da sessão da tarde homenageando grandes momentos do cinema como Rock Balboa, Karate Kid e Falcão (do primeiro exemplo, até os dialogos são semelhantes).


O grande problema é querer se garantir somente nos efeitos especiais e no carisma de Hugh Jackman como o pai canalha. Daí se esquece de oferecer uma profundidade maior ao roteiro. Um exemplo disso está em uma cena com o robo Atom estático se olhando no espelho dando a entender que estava adquirindo consciencia, mas não há continuidade a isso. Se perde na história.

Outro problema está na relação do personagem de Jackman com seu filho: o garoto perdeu a mãe e é obrigado a passar o verão com o pai que nunca vira pois este é "vendido" pelo padrasto. Ainda assim não há uma situação de estranheza, rancor ou mágoa entre os dois.

Posso estar pedindo muito para um filme-entretenimento-família, mas ao menos uma abordagem nesse sentido o tornaria menos medíocre. Se os efeitos especiais são um prato fundo cheio, o roteiro sobre a relação dos dois possui a profundidade de um pires. Mas ainda assim se você é daqueles que consegue desligar o cerebro é uma boa pedida para se divertir.




Gigantes de Aço (Real Steel)
Direção: Shawn Levy
Roteiro: John Gatins
Elenco: Hugh Jackman, Dakota Goyo, Evangeline Lilly, Anthony Mackie, Kevin Durand
Duração: 127 minutos
País: Estados Unidos, Índia


* Explicação do título do texto: Mesmo que haja mais ar do que conteúdo, vale a pena comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário