sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Casa dos Sonhos

por Vanessa Santos 

Spoilerômetro: (?)


A Casa dos Sonhos (Dream House) conta a história de Will Attenton é um homem que tem tudo. Uma bela familia e uma bem sucedida carreira como editor. Decide largá-la para se dedicar mais a família e ao livro que está escrevendo. A casa em que moram se situa em um daqueles suburbios americanos magnificos.

A partir de agora todo cuidado é pouco. Pois o que for escrito adiante será spoiler. E te garanto, se forem revelados estragarão a surpresa das constantes reviravoltas qe ocorrem. O que posso dizer é que essas peripécias são um encontro de Ilha do Medo com O Iluminado (1980). Para ler uma comparação entre A Casa dos Sonhos com o filme do Scorsese, clique aqui.

A marca maior dos filmes de Jim Sheridam é a capacidade que ele tem de equilibrar o sobrenatural, drama familiar e as expectativas geradas pelo suspense. Fez bem em Terra dos Sonhos (2002) mas deu bola fora em seu mais recente trabalho. Primeiro porque quando a familia de Will Attenton (Daniel Craig) chega na casa idílica, não aparenta uma naturalidade de familia feliz.


As cenas iniciais de felicidade familiar soam muito forçadas e artificiais. Não que as atuações de Craig e Rachel Weisz sejam ruins, pelo contrário, as cenas em si é que são. Parecem, assim como todo o resto do filme serem surrupiadas de outros filmes de Hollywood. Quando Will descobre que sua nova casa foi cenário de um massacre familiar e o sonho começa a virar pesadelo, Sheridan acerta ao brincar com as expectativas.

Não se sabe se o assassino esta a espreita ou se a percepção de Will esta sendo influenciado pelo medo. Há um equilibrio entre fantasia, realidade e loucura. Mas tudo se perde quando a trama principal se esvai com o surgimento de "n" subtramas, e todas elas são cópias de outros filmes hollywoodianos.

Não sei o que acontece com o cinema atual. Grandes diretores como Jim não necessitam surrupiar ideias ou cenas de outros filmes (há uma cena inteira totalmente "inspirada" em Ilha do Medo) se possuem criatividade o suficiente para saber conduzir uma trama até o seu fim. Porque nesse aqui toda uma grande ideia se descamba para um desfecho totalmente convencional.




A Casa dos Sonhos (Dream House)
Direção: Jim Sheridan
Roteiro: David Loucka
Elenco: Daniel Craig, Naomi Watts, Rachel Weis, Elias Koteas, Marton Csokas, Taylor Geare, Claire Geare
Duração: 92 minutos
País: EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário