segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Clube do Filme: Educação cinéfila

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)

Para a maioria das pessoas, a cinefilia origina-se por mediação. São raros os casos em que um cinéfilo espontaneamente começa a nutrir essa paixão. O livro O Clube do Filme (The Film Club) mostra o caso mais comum, quando uma figura mais velha, normalmente dentro ou próxima à família, assume o papel de mediador.

O livro conta a história real de David, um crítico de cinema que vive um grande drama em sua vida pessoal. Ele está desempregado e percebe que seu filho não se encaixa ao ambiente escolar.

Para tentar mudar a tendência negativa, David faz uma proposta ousada a seu filho adolescente. O acordo prevê que o jovem abandone a vida escolar e, em contrapartida, tenha apenas uma responsabilidade: assistir junto com seu pai a três filmes por semana.

Com o passar do tempo, os dois constroem uma nova e saudável relação de amizade. O livro mostra como a sétima arte pode influenciar positivamente a vida das pessoas.

No final da leitura há uma lista de todos os filmes que foram assistidos e discutidos pela dupla durante o experimento. A história cativante, que escancara a intimidade da família, e a filmografia serão um bom guia para o nascimento de novos cinéfilos.


O Clube do Filme (The Film Club)
Autor: David Gilmour
Tradução: Luciano Trigo
Editora: Intrínseca
Páginas: 240

Nenhum comentário:

Postar um comentário