quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Happy Feet 2: Reparos

por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?) - penúltimo parágrafo


Uma das qualidades primordiais de um filme (assim como outras obras artísticas) é a coesão. Quando estreou em 2006, Happy Feet impressiounou pela qualidade técnica, mas pecou pela falta de coesão. Happy Feet 2: O Pinguim (Happy Feet Two) mantém o apuro técnico e remedia a falha estrutural de seu antecessor.

A primeira animação começa em tom leve, muda para uma pegada mais séria e, no final, resolve seus conflitos com uma saída musical que combina mais com a tônica inicial. A sequência é bem mais constante. A mensagem ecológica continua, mas desta vez é transmitida sem comprometer a narrativa.

A história se centra na relação de Mano com seu filho Eric. O filhote é inseguro de suas habilidades e Mano é incapaz de tranquilizá-lo.

Há também a história dos krills Will e Bill. Eles se desapegaram de seu cardume para conhecerem o mundo. Essa trama é mais cômica e não tem uma relação direta com o conflito central de Happy Feet 2. Qualquer semelhança com o esquilo Scrat da série A Era do Gelo não é mera coincidência.


Nas versões dubladas, algumas das canções foram mantidas em inglês. O critério deveria ser mantido para todas as músicas cujas letras não fossem ligadas ao desenvolvimento do enredo. Por se tratar de canções conhecidas, não dá para evitar um certo estranhamento em ouvir os versos em outro idioma.

Antes esse fosse o único problema no quesito músicas cantadas em português... No final do filme, Eric se reconcilia com Mano com uma canção. Pelo raciocínio do parágrafo anterior, a versão brasileira tomou a decisão acertada de traduzir a letra. O problema é que não foi escalada uma criança para cantar com a voz de Eric.

A lambança começou quando um adulto cantou e um efeito foi aplicado ao som. O resultado ficou parecido com Alvin e os Esquilos. Assim, não dá para dedicar a atenção e a emoção para essa cena tão importante quando o que se ouve é algo risível e vergonhoso.





Happy Feet 2: O Pinguim (Happy Feet Two)
Direção: George Miller
Roteiro: Warren Coleman, Gary Eck, Paul Livingston, George Miller
Elenco: Elijah Wood, Robin Williams, Pink, Sofía Vergara, Ava Acres, Hugo Weaving, Brad Pitt, Matt Damon, Hank Azaria
Duração: 100 minutos
País: Austrália

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário