sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Eu Eu Eu José Lewgoy: Um anti-herói real

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Torcer pelo mocinho é fácil, mas algumas pessoas preferem filmes com anti-heróis. Quando esses personagens apaixonantemente odiáveis são verdadeiros, o sabor é diferente. Essa é a oferta de Eu Eu Eu José Lewgoy.

O documentário transforma seu objeto de estudo em um adorável anti-herói. Para isso, há uma elogiável trilha composta especialmente para o filme, que combina muito bem com as cenas de arquivo, em que Lewgoy interpreta vilões desde as chanchadas da Atlântida. A impressão que se tem é que o talentoso ator seja um antagonista exagerado de um divertido desenho animado.

A trilha está bem encaixada na proposta do filme, que mostra os papéis marcantes interpretados por José Lewgoy, entre eles o próprio personagem conhecido como José Lewgoy. Seu mau-humor, seu aparente pouco-caso com as opiniões alheias, suas frases engraçadas, tudo são elementos que compõem o anti-herói. Na verdade, isso mascara a solidão e carência de Lewgoy.

Fala-se muito pouco da vida do ator fora das telas. Se não tivesse tanta coerência em sua proposta, o documentário poderia ser tachado como incompleto. Felizmente, o diretor Cláudio Kahns (Mamonas Pra Sempre) acha uma forma de homenagear seu amigo e ainda registrar a importância desse homem para o cinema brasileiro.

Nesse sentido, também merece ressaltar a qualidade da pesquisa envolvida em Eu Eu Eu José Lewgoy. Raras imagens de arquivo mesclam-se com ricas entrevistas para formar um delicioso documentário.





Eu Eu Eu José Lewgoy
Direção: Cláudio Kahns
Roteiro: Marta Nehring
Elenco: José Lewgoy
Duração: 85 minutos
País: Brasil

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário