quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Guarda X Na Mira do Chefe: Iguais, mas diferentes

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Antes que os leitores achem que eu enlouqueci, expliquemos o título do texto. A comédia britânica O Guarda (The Guard) é protagonizado por Brendan Gleeson, que faz um papel semelhante ao que desempenhou na comédia britânico Na Mira do Chefe (In Bruges).

Não é só o gênero e o ator que aproximam os dois filmes. Ambas produções mesclam o humor tipicamente britânico com clima de perseguição policial. O Guarda conta a história de um policial nada convencional que investiga um assassinato. Já em Na Mira do Chefe, Gleeson está do outro lado da lei, já que interpreta um gangster nada convencional designado a levar um colega de trabalho para a cidade de Bruges e matá-lo.

Os roteiros dos dois filmes parece simplórios, mas ganham riqueza ao inserirem elementos surpreendentes e por vezes tresloucados. Nesse sentido, Na Mira do Chefe é mais ousado.


Os vilões das duas produções também partilham similaridades. Em O Guarda, um dos antagonistas é vivido por Mark Strong (Lanterna Verde), que partilha dos mesmos mau-humor e aura sombria de Ralph Fiennes (da série Harry Potter) no outro filme.

Se as semelhanças ainda não forem suficientes, eis mais uma: o diretor de um é irmão do diretor do outro.
Portanto, se o leitor gostou de Na Mira do Chefe, também deve gostar de O Guarda. E se o leitor gosta de humor britânico, provavelmente vai gostar dos dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário