quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vidas que se Cruzam




Sinopse: Gina morre em um incêndio enquanto encontrava-se com seu amante. Os filhos dos dois começam a se envolver depois do acontecido. Nos EUA, Sylvia evita manter relacionamentos duradouros por esconder uma mágoa no seu passado.


Ficha Técnica
Vidas que se Cruzam (The Burning Plain)
Roteiro e Direção: Guillermo Arriaga
Elenco: Charlize Theron, Kim Basinger, Jennifer Lawrence, José María Yazpik, Joaquim de Almeida, Tessa Ia , Diego J. Torres, J.D. Pardo, Danny Pino
Duração: 107 minutos
País: EUA, Argentina


Zona de conforto
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: trailer)

Guillermo Arriaga alcançou fama internacional pelos roteiros de Amores Brutos, 21 Gramas e Babel; todos dirigidos por Alejandro González Iñárritu. Essa trilogia contava com a estrutura de tramas paralelas que se convergiam para o final, explicitando suas ligações.

Depois disso, a parceria foi desfeita e Arriaga escreveu o roteiro de O Búfalo da Noite. A maioria dos leitores vai se perguntar: O Búfalo do que? Pois é, essa tentativa não foi das mais bem-sucedidas da carreira dele. Para tentar voltar a ter prestígio, Arriaga voltou correndinho para a receita batida que o lançou ao estrelato e escreveu e dirigiu Vidas que se Cruzam (The Burning Plain).

O título em português é bem genérico, mas serve bem para resumir a fórmula segura de Guillermo. Mais uma vez temos o multiplot com final que conecta tudo, e mais uma vez pelo menos uma das histórias se passa em terreno latino. Há uma diferença sutil entre assinatura artística e falta de criatividade... e covardia dramática.

O que se pode ressaltar de Vidas que se Cruzam é o elenco. Os atores famosos entregam-se aos seus personagens de tal modo que é bem provável que se odeie Sylvia: a moça parece ser viciada em uma crise e não parece esforçada em ser feliz, ou animada o suficiente para se suicidar de uma vez. Os atores mais desconhecidos não ficam atrás e mostram seus talentos, perfazendo o que há de mais saboroso nesse filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário