quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Casa Verde





Sinopse: O Professor acabou de concluir o reciclador universal, seu mais importante invento. Jordão, o malvado dono do lixão de Vale Verde, não gostou nada da novidade e fará de tudo para que o aparelho não entre em funcionamento.



Ficha Técnica
A Casa Verde
Roteiro e Direção: Paulo Nascimento
Elenco: Nicola Siri, Zé Victor Castiel, Ingra Liberato, Alice Nascimento, Fernanda Moro
Duração: 75 minutos
País: Brasil


Origens gaúchas
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: penúltimo parágrafo)

O cinema gaúcho é muito problemático: quando o nome de Jorge Furtado não está envolvido (no roteiro, direção ou produção) os resultados tendem a ser catastróficos, salvo raras exceções. Para a infelicidade da filmografia brasileira, A Casa Verde é uma dessas esquisitas produções dos pampas.

O mais triste de toda a situação é o que esse filme para a carreira de Paulo Nascimento. Em Valsa para Bruno Stein, o diretor mostrou que tinha algo de positivo para oferecer, mesmo tratando-se de uma fita mediana. A Casa Verde, no entanto, parece um passo – ou um salto gigantesco – para trás. A esperança é que dele volte a sua antiga forma e reconquiste o posto de promessa cinematográfica gaúcha.

O enredo se desenvolve paralelamente em dois universos. No mundo real, com direção de fotografia escura demais, um quadrinista luta para finalizar uma história, tendo de lidar pelo telefone com uma editora chata e tentar dar atenção a sua namorada.

Contudo, a maior parte do filme se passa no Vale Verde, cenário onde aconte a HQ escrita no mundo real. Nesse universo paralelo, o filme abusa do visual, usando a técnica de rotoscopia, mas sem o mesmo apuro de Waking Life. No final, a aparência fica algo entre o live action e a animação.

Mesmo com ousadia na imagem, não há o que salve o decepcionante roteiro. Para se ter uma ideia, quando o público já acha que não há como o filme piorar, a heroína resolve cantar um hip-hop eco-chato para distrair os guardas do vilão!

A Casa Verde poderia muito bem ser mais um filme da Xuxa, porém sem as celebridades no elenco para arrebanhar público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário