sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Fim da Escuridão





Sinopse: Thomas Craven é um detetive investigando o assassinato de sua própria filha. Conforme ele revela os mistérios, percebe que o crime está ligado com ameaças terroristas.


Ficha Técnica
O Fim da Escuridão (Edge of Darkness)
Direção: Martin Campbell
Roteiro: William Monahan, Andrew Bovell
Elenco: Mel Gibson, Ray Winstone, Bojana Novakovic, Danny Huston
Duração: 117 minutos



Exageros no final
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Desde 2002, quando Mel Gibson participou de Os Sinais, que os fãs dele como ator estão privados de vê-lo em cena. Se forem considerados apenas filmes policias, gênero que fez a fama de Gibson, a falta do astro é sentida desde O Troco (1999). Toda essa expectativa acaba com o lançamento de O Fim da Escuridão (Edge of Darkness).

Além da volta do ator para a frente das câmeras, o que se tem é um thriller com uma premissa interessante. O roteiro começa com o clássico "policial sofre tragédia familiar e parte para vingança", uma proposta já mostrada a exaustão por outros títulos. Aí surgem elementos que mudam a direção da trama que começou parecendo a franquia Desejo de Matar. A história acaba ficando mais instigante focando-se na investigação. Claro que tudo isso é temperado com boas cenas de ação.

Muito do mistério se baseia em conspiração de grandes corporações e no envolvimento de interesses militares. Por isso, em diversos momentos o investigador acaba se deparando com assuntos confidenciais e é travado. O problema é que isso acontece com muita frequência, parecendo ser uma muleta dramática.

O espectador com olho atento perceberá algumas opções cafonas na direção de Martin Campbell (007 Cassino Royale). Closes desnecessários e ângulos estilosos em momentos nada propícios são apenas um preparativo para o desfecho dessa história. A última cena de O Fim da Escuridão é de extremo mau-gosto e precisa ser ignorada para que se goste desse thriller policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário