sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

High Shool Musical – O Desafio

por Edu Fernandes

Sinopse: Olavo e Renata se conhecem no colégio e se apaixonam. Eles se aproximam por causa de um concurso musical envolvendo todos os alunos.

Spoilerômetro:

Ficha Técnica:
High School Musical – O Desafio
Direção: César Rodrigues
Roteiro: Susana Cardozo, Carol Castro, Pablo Lago
Elenco: Olavo Cavalheiro, Renata Ferreira, Paula Barbosa, Fellipe Ferreira
Duração: 90 minutos

Abrasileirado à força

High School Musical – O Desafio é a releitura brasileira do sucesso mundial que lançou para o estrelado Vanessa Hudgens e Zach Efron. Por isso, o público para ver essa produção na telona já está pre-determinado. Quem espera pelo lançamento certamente estará presente e quem não gosta da franquia não será convencido a assitir. Os fãs que me perdoem e que tenham uma boa sessão, mas para não chover no molhado vou enfocar em apenas um aspecto negativo dessa produção que é inegável: o abrasileiramento de posturas e costumes que não cabem no cotidiano nacional.

Muitas das canções desse musical são apresentadas com o som de teclado de churrascaria para tentar emular outros instrumentos em uma melodia cafona. Nesse quesito, a forçação de barra se faz presente na insersão de batidas pseudo-samba/axé para tentar legitimar as canções como nacionais. Isso sem contar na dublagem exagerada e caricata dos atores em coreografias primárias. Qualquer grupo de street dance sabe fazer melhor do que o "bracinho pra cima, bracinho pra baixo" a que se resumem os números musicais.

Outro problema está na forma de expressar do jovem brasileiro. Os torcedores do futebol encaram seus times como entidades, apelidando-os com nomes como Peixe e Galo, enquanto que na América do Norte as equipes são vistas como tribos, como nomes que podem ser traduzidos como Ursos ou Gigantes. A adaptação não se preocupou em ver essa faceta da realidade e batizou o time de Olavo como Os Lobos-Guarás!

O roteiro também tem outros problemas parecidos, como a espera enlouquecedora de Renata para que Olavo a chame para um encontro (ask her out, como diriam nos EUA). No Brasil, os jovens resolvem essas pendências amorosas de forma muito mais prática e menos irritante. Há outros furos na dramaturgia, mas vamos em frente.

O figurino é outra questão delicada. High Shool Musical – O Desafio é patrocinado por uma rede de loja de roupas, mas os estudantes brasileiros de escolas particulares usam uniforme nas dependências acadêmicas, o que seria um obstáculo para o visual colorido Disney. O enredo sublima esse desafio e faz do colégio um desfile de moda. Destaque para a cena em que Olavo sai pedalando pelos calçadões cariocas ensolarados usando calça jeans e um casado de manga comprida. Como o rapaz não desmaia de desidratação ou não tem uma ensolação é um misterio maior do que a ilha de Lost...

Se até agora o leitor acha que não tem argumentos suficientes para escapar de ser arrastado para uma indesejada sessão desse musical, duas palavras finais: Wanessa Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário