quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Por uma Vida Melhor






Sinopse: Burt e Verona estão esperando pelo primeiro filho, mas os pais dele resolvem se mudar para Bélgica antes do parto. O casal então decide viajar em busca de uma cidade para morar quando a família crescer.


Ficha Técnica
Por uma Vida Melhor (Away We Go)
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Dave Eggers, Vendela Vida
Elenco: John Krasinski, Maya Rudolph
Duração: 98 minutos


Rindo dos problemas
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )


Desde que apareceu para o mundo, com Beleza Americana (1999), o diretor Sam Mendes é conhecido pelas críticas à sociedade estadunidense em seus filmes. Se em Foi Apenas um Sonho ele mostra como as ambições são ilusórias em um mundo opressor, em Por uma Vida Melhor (Away We Go) o foco é mostrar a loucura que a sociedade se transformou. Para o bem da sanidade do espectador, ele resolve fazer sua crítica em forma de drama cômico.

Quem gosta de filmes independentes ficará muito satisfeito com esse longa. A todo momento temos aquela sensação de que estamos vendo uma história sincera. Pelo ar indie em um road movie, é impossível não lembrar de Pequena Miss Sunshine – Tony Collette até participaria do filme, mas sua agenda não permitiu.

A jornada do casal traz encontros com personagens muito esquisitos, mas o que é mais interessante é que percebemos as esquisitices dessas figuras apenas depois de um tempo de convivência. Em um primeiro momento, há a suspeita de que tem algo fora do lugar, mas sempre nos surpreendemos com os problemas em cada parada da viagem. Mesmo antes da partida, os próprios pais de Burt já são estranhos. Quando não há loucura, há problemas sérios que são mascarados por uma aparente felicidade.

A trilha musical colabora para a atmosfera independente, com algumas canções desconhecidas e outras que até são famosas, mas já são clássicas. O mais impressionante é que, mesmo não conhecendo a música, ela se encaixa perfeitamente com as cenas em que são inseridas.

Para fortalecer a parte engraçada do filme, atores que estão envolvidos com comédia televisiva foram escalados. John Krasinski é conhecido pelo seriado The Office, enquanto Maya Rudolph faz parte do elenco de Saturday Night Live desde 2000. Por se tratar de um drama cômico, os dois têm uma grande oportunidade de mostrar novas facetas de sua atuação. Os dois – além de outros comediantes do elenco, como Melanie Lynskey (Two and a Half Men) em uma cena altamente tocante sem falas – aproveitam essa chance, com momentos em que lágrimas verterão pelos rostos do público.

Fato Dude: Maya Rudolph já apareceu em cena grávida em A Última Noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário