quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Foi Apenas um Sonho



Sinopse: Frank e April Wheeler são um jovem casal que acredita estar destinado a uma vida especial, diferente da típica família americana. Quando se mudam para Revolutionary Road, no subúrbio, veem seus sonhos escorrerem pelas mãos.


Ficha Técnica
Foi Apenas um Sonho (Revolutionary Road)
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Justin Haythe
Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Michael Shannon, David Harbour, Kathryn Hahn, Kathy Bates
Duração: 119 minutos


 por Carla Bitelli

(Spoilerômetro: )

Adaptação cinematográfica do livro Rua da Revolução (que na edição atual ganhou novo título, homônimo ao filme), o filme fala sobre sonhos e frustrações, sobre conquistas e perdas. O espectador facilmente se reconhece nos personagens.

Um dos grandes pontos da obra é que April e Frank, interpretados por Kate Winslet (O Amor Não Tira Férias) e Leonardo DiCaprio (Rede de Mentiras), acreditam não ser comuns. Eles desejam tanto ser especiais que se colocam acima de toda questão cotidiana, de toda alegria vazia. Assim, ao perceberem que estão no mesmo barco que seus vizinhos e amigos Milly e Shep Campbell, abraçam o sonho que sempre deixaram na gaveta: mudar-se para Paris.

Foi Apenas um Sonho (Revolutionary Road) é um grande drama, daqueles que só um apreciador do gênero irá gostar. Por isso mesmo, o gênero é levado ao limite: as interpretações são densas, as falas são complexas, as relações são intensamente construídas.

Kate Winslet reafirma sua qualidade como atriz, até superando algumas expectativas, além de estar belíssima – o Globo de Ouro foi muito merecido. DiCaprio fica muito bem, mostrando que têm melhorado filme após filme, só ainda não convencendo como pai. Mas o melhor mesmo é vê-los deixar para trás o estigma criado por Titanic: eles não lembram em nada o chatíssimo casal Rose e Jack.

Os destaques nas atuações coadjuvantes ficam para Michael Shannon (Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto) como o sem-restrições-sociais John Givings, e para Kathryn Hahn (Quase Irmãos) como Milly Campbell. Shannon assusta o espectador com seu personagem tão honesto quanto agressivo. Hahn surpreende aqueles que estão acostumados a suas caretas e risadas em comédias, criando uma dona-de-casa ao mesmo tempo feliz e frustrada.

Mas o filme tem alguns defeitos, que felizmente não chegam a estragá-lo. Algumas falas soam artificiais por sua complexidade em meio ao contexto, fruto da adaptação de obra literária. Além disso, alguns personagens são figurinhas repetidas no cinema. April Wheeler tem muito da Sarah Pierce de Pecados Íntimos, interpretada também por Winslet – neste caso, não é a atuação que causa semelhança, e sim o descontentamento das personagens. Frank Wheeler revela alguns traços de atuação de DiCaprio, lembrando um pouco Frank de Prenda-me Se For Capaz e Billy de Os Infiltrados.

A produção de Foi Apenas um Sonho gerou grandes expectativas, por ser adaptação de uma obra tão aclamada. O resultado é um filme visualmente bonito, muito bem dirigido, com atuações excelentes e que leva o espectador a refletir sobre as relações sociais a partir da primeira pessoa: o eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário