quinta-feira, 26 de julho de 2012

Batman 3: Nível elevado

 por David Macedo

Spoilerômetro:  (?)


Apesar de ter marcado um dos arcos mais dramáticos nos quadrinhos (ver em Orgiem do vilão, abaixo), Bane foi muito pouco explorado no cinema. Sua única aparição havia sido em Batman e Robin(1997), a execrável segunda investida de Joel Schumacher no universo do Homem Morcego. No filme, Bane é apenas o guarda costas pouco inteligente da Hera Venenosa.

Passados quinze anos de sua aparição desastrosa na telas, Bane volta às telas, dessa vez como principal vilão da terceira e última parte da trilogia dirigida por Christopher Nolan,Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises).

Estamos oito anos depois dos acontecimentos vistos em Batman – O Cavaleiro das Trevas. Harvey Dent (Duas Caras) é um herói e sua morte se tornou um símbolo da justiça e da luta ao crime. Por outro lado, culpado pela morte do promotor, Batman (Christian Bale, de O Vencedor) se tornou um foragido e desde então não foi mais visto.


Comissário Gordon (Gary Oldman, de O Espião que Sabia Demais) é o único que sabe da verdade. Gotham está em paz, mas a mentira o incomoda do mesmo jeito. Tudo isso muda com a chegada de Bane (Tom Hardy, de A Origem) à cidade.

Se o Coringa (Heath Ledger, de O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus) já era uma grande ameaça, Bane se mostra um vilão igualmente perigoso. Inteligente e metódico, ele traz o caos a todos os cantos de Gotham, forçando Bruce Wayne a voltar a ação.

Há dificuldades no retorno. São anos sem atuar, anos sem treino, anos sem vestir o uniforme do Batman e Bane sabe muito bem disso. É nesse momento que vemos um dos maiores desafios enfrentados pelo Homem Morcego até então.


Bem dirigido e bem escrito, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge fecha um dos arcos mais celebrados do cinema. Onde muitos já erraram (vide Homem Aranha 3), Nolan conseguiu acertar em cheio. Fechou todas as pontas soltas (a história iniciada com Ra´s Al Ghul em Batman Begins; as consequências das mortes de Rachel Dawes e Harvey Dent em Batman – O Cavaleiro das Trevas), introduziu novos personagens;e principalmente conseguiu dar um final grandioso, bonito e justo para sua trilogia.

Sobre as novidades no elenco, Joseph Gordon-Levitt (500 Dias com Ela) como Blake e Anne Hathaway (Um Dia) como Selina Kyle estão ótimos. Há ainda Marion Cotillard (Até a Eternidade) como Miranda Tate.


Haverá um quarto filme? Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge deixa um cenário perfeito para uma possível continuação. Porém, com a saída de Nolan da franquia e com a Warner preparando todo campo para um filme da Liga da Justiça, duvido muito. Um reboot é o mais provável nos próximos anos, porém será uma tarefa bastante complicada.

É improvável que Nolan volte ao universo do Batman, mas fica claro ao final da exibição que ele fez um trabalho icônico com o Homem Morcego e que muito dificilmente será superado. Uma história completa, que apesar de seus defeitos, apresenta um início, meio e fim brilhantes.

Origem do vilão

Em meados de 1995, saía no Brasil uma das sagas mais controversas nos quadrinhos do Batman, A Queda do Morcego. Escrita por Doug Moench e Chuck Dixon, ela introduzia o que viria a ser o primeiro vilão a ferir gravemente o Batman: Bane.


Dotado de super força (graças a um sistema de tubos que bombeia uma espécie de droga diretamente para o seu cérebro) e com uma inteligência equivalente a do Morcego, Bane entende que um confronto direto com o Batman não é a melhor escolha. Cansá-lo aos poucos talvez possa ser a melhor estratégia. Bane então resolve destruir as paredes do Asilo Arkham e libertar os mais perigosos criminosos de Gotham.

Batman passa os próximos três meses na recaptura dos fugitivos. Espantalho, Coringa, Ventríloquo, Zsasz, Coringa, Chapeleiro Louco, um a um, todos são recapturados. No entanto, esse esforço acaba por levar o Batman à exaustão. Ao voltar à Batcaverna, Batman encontra Bane o esperando. No confronto Bane termina por deixá-lo paralítico, ao quebrar-lhe a coluna.

Em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Bane foi introduzido de uma forma diferente dos quadrinhos. A força derivada de um composto químico é descartada e boa parte do passado do personagem também foi alterada.


Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises)
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan, Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Gary Oldman, Tom Hardy, Joseph Gordon-Levitt, Anne Hathaway, Marion Cotillard, Morgan Freeman, Michael Caine
Duração: 164 minutos
País: EUA, Reino Unido

2 comentários:

  1. A grande lição que TDK nos deixou foi: "Ao caçar monstros você precisa ter
    certeza de não se tornar um montro também". Isso aconteceu com Harvey Dent(HD).
    Imacularam o HD e ocultaram a verdade com a desculpa de que as vezes a verdade não é boa o suficiente e que se deve criar uma mentira
    por um bem maior(Inspirar as pessoas a fazer o bem do jeito certo) já que o Batman tenta fazer a coisa certa do jeto "errado".
    No final do filme a mensagem deixada é que esperança e inspiração não devem ser herdadas de forma falsa e isso tem que ser combatido
    por meio de sangue, suor e lágrimas.
    Afinal de contas, a decisão de Batman e Gordon ao criar essa mentira foi errada ou certa?
    O final foi "feliz", o Batman salvou a todos, o Bane e a Talia Al Ghul morrem porém vale lembrar que o Bane soltou toda a bandidagem e aí
    Como fica? Aliás, final mais "NOLAN" impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bethovysk, obrigado pela visita e pela participação!
      Até breve.

      Excluir