quarta-feira, 16 de julho de 2008

Batman – O Cavaleiro das Trevas



Sinopse: O promotor Harvey Dent inicia a apreensão de uma série de criminosos em Gothan City. Tais criminosos, no entanto, encontram como suposto aliado um homem insano, o ladrão de bancos Coringa, que garante devolver-lhes a segurança perdida. Assim, o vilão de cara pintada inicia uma série de atentados e tem como meta a rendição de Batman.


Ficha Técnica
Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight)
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan, Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Michael Caine, Maggie Gyllenhaal, Gary Oldman, Morgan Freeman
Duração: 142 min


 por Thaíse Costa

(Spoilerômetro: )

Finalmente, um dos filmes mais esperados do ano chega à telona: Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight). E ele não deixa a desejar. Para aqueles que assistiram ao filme anterior, Batman Begins, e encontraram uma boa promessa para os próximos filmes do herói, a nova produção é tudo o que se podia esperar e um pouco mais.

Como os fãs de Batman puderam notar, finalmente houve uma percepção de que é importante que as adaptações de heróis dos quadrinhos para a telona sejam fiéis à obra original na medida do possível. E, para Batman, essa percepção foi quase tardia, já que já haviam sido feitos nada menos que quatro filmes do herói antes de Batman Begins (este, funcionou muito mais como uma introdução, como o próprio nome diz). Por isso, pode-se dizer que, desde Begins, os filmes do Batman já não são “família”, mas assumiram a caracterização sombria do herói e tudo que o rodeia. E Batman – O Cavaleiro das Trevas veio para coroar isso, já que tem cenas realmente perturbadoras, das quais as crianças devem passar longe.

Para os possíveis desavisados, que não conhecem muito o universo do herói, o inicio do filme pode parecer confuso: dessa vez, os personagens são vistos em ação, sem muitas explicações. É claro que os fãs percebem todas as minúcias e, desde o começo, já sabem quem é quem e isso só os deixa ainda mais alucinados pela produção – ainda mais porque, como nunca antes, ela mostra um Batman detetive e realmente modernoso (tecnologicamente falando). O interessante no processo é que, depois de alguns minutos, aquele que se diz “não-conhecedor-profundo” de Batman simplesmente é conquistado pela fita e também não consegue desgrudar o olho da tela.

Sim, minha gente, Batman – O Cavaleiro das Trevas é tudo isso e mais. À parte os fantásticos efeitos visuais e especiais, a atuação de Cristian Bale (que, quando encarna o homem-morcego, confere ao herói uma voz arrepiante) e dos outros grandes atores que estão na fita – Morgan Freeman e Michael Cane reprisando os papéis, e Aaron Eckhart, como Harvey Dent – são muito boas. Há um elemento que se destaca exponencialmente no decorrer do filme: o vilão Coringa vivido por Heath Ledger. Se, só pelo trailer, o cidadão fica bastante instigado, ao ver o filme no cinema você simplesmente tem vontade de bater palmas no escuro.

E não é por acaso. O vilão Coringa finalmente aparece com suas características originais: menos caricato e mais humano, menos ridículo e mais demente. Criou-se toda uma “aura” por conta da morte de Ledger, mas qualquer ser nesta terra é capaz de ver o filme e dizer o quão fantástica e arrepiante é sua atuação. Mas isso não aconteceu por acaso: Heath Ledger, antes de começar as gravações, se enclausurou para ler as narrativas de Batman e, em várias cenas do filme, ganhamos memoráveis improvisações dele vivendo o vilão, que rouba a cena e facilmente deixa Batman como um débil coadjuvante.

Batman – O Cavaleiro das Trevas está simplesmente perfeito. Além de deixar os fãs em êxtase, consegue angariar novos adeptos do homem-morcego e, sem dúvida, para um dos melhores vilões conhecidos na história dos quadrinhos: o Coringa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário