sexta-feira, 13 de julho de 2012

Bem Amadas: Lembranças francesas

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Enquanto se assiste a Bem Amadas (Les bien-aimés), experimenta-se uma mistura de novidade com pequenas lembranças do passado. E não porque a história do filme acompanhe uma mãe e uma filha desde meados dos anos 60 até os dias de hoje. Os motivos são outros.

Por ser um filme de Christophe Honoré, o ar blasé melancólico permeia todas as cenas e personagens. Por outro lado, o diretor comanda uma trama mais acessível do que Em Paris (2006), por exemplo. Outra novidade é que Bem Amadas é um musical, com canções blasés e nada animadas, é claro.

O primeiro número musical é cantado por Ludivine Sagnier. A atriz já tinha feito tal façanha em 8 Mulheres (2002), no qual protagoniza a primeira coreografia. No filme mais recente, ela atua em francês e tcheco e soma outro idioma para sua carreira – ela já atuou em inglês em outros filmes, como O Dublê do Diabo.

Em Bem Amadas, Ludivine é Madeleine, uma mulher um tanto impulsiva que não consegue fazer seu coração escapar de Jaromil (Rasha Bukvic, de Coco Chanel e Igor Stravinsky), um médico tcheco. Quando são mais velhos, o casal é vivido por Catherine Deneuve (Um Conto de Natal) e Milos Forman (Tenha Fé).

Coincidentemente, Ludovine e Catherine interpretam mãe e filha em 8 Mulheres. Na vida real, Deneuve é mãe de Chiara Mastroianni (Americano), que também faz o papel de sua filha em Bem Amadas. Ela é Véra, uma professora que se apaixona por Henderson (Água para Elefantes), um músico americano. A homossexualidade dele é um obstáculo para o amor.


Chiara atuou em um filme anterior de Honoré, Não, Minha Filha, Você não Irá Dançar (2009). Outro ator que é figura repitida nas fitas do cineasta é Louis Garrel. Como em A Bela Junie, o galã blasé interpreta novamente um professor.

Entre os déjà vus e as novidades de Bem Amadas, o filme termina sem coesão. Se fosse optado por uma trilogia, com a história contata do ponto de vista de um personagem diferente em cada parte; talvez a sensação de unidade narrativa ficasse mais forte. Um típico caso de dividir para conquistar.

Bem Amadas (Les bien-aimés)
Roteiro e Direção: Christophe Honoré
Elenco: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Ludivine Sagnier, Louis Garrel, Milos Forman , Paul Schneider, Radivoje Bukvic
Duração: 139 minutos
País: França, Reino Unido, República Tcheca

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário