quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Guerra dos Botões: Verdade infantil

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Quase cinquenta anos depois da primeira adaptação cinematográfica do romance de Louis Pergaud, uma nova versão de A Guerra dos Botões (La guerre des boutons) chega aos cinemas. Agora a produção ganha mais ares de filme de época e prima por mostrar às claras como era infância no final dos anos 50.

A inocência das crianças fica evidente nas frequentes brigas entre garotos de vilarejos rivais no interior da França. Eles trocam sopapos, pensam em armadilhas e artimanhas para prejudicar os inimigos (na verdade, mais adversários do que inimigos), mas ninguém se machuca.

Se esse ar saudosista pode soar romântico, ao relembrar as brincadeiras ao ar livre em uma era anterior aos videogames e à internet; o filme não perde a realidade de vista. Além dos deveres dados pelo professor Merlim (Eric Elmosnino, de Gainsboug - O Homem que Amava as Mulheres), os garotos precisam se preocupar com as possíveis surras dos pais. Hoje em dia, tal “prática pedagógica” é vista com maus olhos e raramente é tema de produções dedicadas ao público infantil.


Lebrac (Vincent Bres), o protagonista de A Guerra dos Botões, também tem em mente as responsabilidades domésticas que adquiriu depois da morte de seu pai. O garoto ordenha o gado, ajuda na limpeza da casa e cuida das irmãs mais novas. Ele é o líder da gangue de meninos do seu vilarejo.

A emoção da fita é transmitida porque os atores mirins dão conta do recado. Por causa de filmes como este (além de O Pequeno Nicolau e Tomboy, por exemplo) pode-se dizer que o cinema francês tem um belo trabalho na direção de crianças-atores (e jovens também, como em Entre os Muros da Escola).

Infelizmente o mesmo não se pode dizer dos filmes brasileiros. Talvez seja o momento de sermos menos tolerantes com os selecionadores e e diretores que lidam com elencos jovens.


A Guerra dos Botões (La guerre des boutons)
Roteiro e Direção: Yann Samuell
Elenco: Eric Elmosnino, Mathilde Seigner, Fred Testot, Alain Chabat, Vincent Bres, Salomé Lemire, Théo Bertrand, Tristan Vichard, Tom Terrail, Louis Lefèbvre, Victor Le Blond, Arthur Garnier, June Maître
Duração: 109 minutos
País: França

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário