sexta-feira, 20 de julho de 2012

Elles: Fetiches mascarados

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Dizem que entre quatro paredes o ser humano mostra sua verdadeira natureza. Esse é o assunto central de Elles.

O filme desenvolve sua narrativa a partir de três momentos chave. Anne (Juliette Binoche, de Cópia Fiel) escreve um artigo para a revista Elle sobre prostituição enquanto prepara um jantar para o chefe do marido. Entre computador, telefone e panelas; a jornalista relembra as duas entrevistas que fez para compor seu texto.

O que une as entrevistadas Lola (Anaïs Demoustier, de As Neves do Kilimandjaro) e Alicja (Joanna Kulig, de O Rei dos Ladrões) é a prostituição como uma fonte de renda superior a que teriam se trabalhassem em postos mais tradicionais. Lola tem de esconder sua verdadeira ocupação do namorado e a imigrante Alicja faz o mesmo com sua família na Polônia.


Essa questão do que é necessário esconder de pessoas próximas permeia todo o filme e afeta a própria protagonista com seus problemas familiares. Em seus depoimentos, as prostitutas dizem que seus clientes são homens casados, que usam seus serviços para dar vazão a taras e fetiches que não conseguem externar no matrimônio. Ou seja, eles pagam a uma estranha para conseguir exercer seus desejos mais íntimos, ao invés de partilhá-los com a mulher que escolheram para dividir a vida.

As máscaras sociais e segredos vão além da sexualidade e Elles não deixa escapar a complexidade de seu tema. Com muitas pontas propositalmente soltas, o filme pede por uma longa conversa depois de terminada a sessão.


Elles
Direção: Malgorzata Szumowska
Roteiro: Malgorzata Szumowska, Tine Byrckel
Elenco: Juliette Binoche, Anaïs Demoustier, Joanna Kulig, Louis-Do de Lencquesaing, François Civil
Duração: 99 minutos
País: França, Polônia, Alemanha

Nota: 7

Um comentário:

  1. Vou assistir esse filme amanhã!

    Visite também: http://peliculacriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir