segunda-feira, 2 de julho de 2012

Até a Eternidade: Mitos franceses

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Se não fosse pelo idioma falado pelos personagens e os atores famosos em seu elenco, seria difícil de acreditar que Até a Eternidade (Les petits mouchoirs) é um filme produzido na França. O longa surpreende exatamente por ir contra o que se espera dos franceses.

A história começa depois que Ludo (Jean Dujardin, de O Artista) sofre um grave acidente automobilístico. Seus amigos ficam indecisos se devem levar adiante o plano de saírem juntos de férias, já que um deles está hospitalizado. No final das constas, eles seguem para a praia, mas deixam seus pensamentos e corações focados no amigo ferido.

Na casa de veraneio, muitos conflitos emergem. Nesse ponto o espectador acostumado ao cinema francês esperaria longos e acalorados diálogos. A ausências dessas enfadonhas discussões é a primeira surpresa de Até a Eternidade.


As cenas mais bonitas do filme acontecem sem falas. Tudo é transmitido pelos olhares e gestos, o que deixa aflorar o talento dos atores. Pelo menos dois desses belos momentos mudos acontecem com Gilles Lellouche (À Queima Roupa) em cena. Ele interpreta um ator mulherengo.

Outro preconceito que cai por terra no longa é o que diz que franceses odeiam o idioma inglês. Além das peças instrumentais, toda a trilha musical é composta por canções com letras em inglês.

As surpresas de esteriótipo combinam muito bem com o roteiro, que consegue esconder boas reviravoltas na narrativa. No final, o público não pode se surpreender se precisar de lanços para apreciar essa tocante história sobre amizade.


Até a Eternidade (Les petits mouchoirs)
Roteiro e Direção: Guillaume Canet
Elenco: François Cluzet, Marion Cotillard, Benoît Magimel, Gilles Lellouche, Jean Dujardin, Laurent Lafitte, Valérie Bonneton, Pascale Arbillot, Joël Dupuch, Anne Marivin, Louise Monot
Duração: 154 minutos
País: França

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário