sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bel Ami: O caminho de Pattinson

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Mesmo com experiência em sets de grandes blockbusters, os atores de A Saga Crepúsculo só conheceram a verdadeira fama depois de participar na série de romances sombrios. Cada membro do trio de protagonistas tenta traçar trilhas profissionais diferentes para descolar sua imagem pessoal dos vampiros e lobisomens.

Robert Pattinson tem o mais estranho dos caminhos. Kristen Stewart (The Runnaways) aposta na pluralidade e mescla grandes produções com filmes independentes. Taylor Lautner (Sem Saída) tenta se firmar como astro de ação. A única coisa que une todos os trabalhos de Pattinson é a predileção por protagonistas odiáveis – até em Crepúsculo, o Team Jacob é maior do que o Team Edward.

Em Bel Ami – O Sedutor (Bel Ami), ele interpreta um jornalista ambicioso do século XIX. Georges Duroy seduz mulheres para avançar na redação do La Vie Françoise e não está preocupado nos efeitos que seus atos renderão na vida dos outros.


A adaptação do romance de Guy de Maupassant mantém-se fiel às características do realismo literário, mas foca-se muito mais na sedução do que na política. Prova disso é que as articulações de tomada de poder na França (aquele país em que todo mundo fala inglês, segundo o filme) ficam bem confusas no roteiro.

Nesse sentido, as cenas de sexo são abundantes. Por outro lado, não se pode esperar muita ousadia nesses momentos em uma produção que quer atrair para as salas de cinema o público juvenil que adora o vampiro pálido. Espero que o filme consiga fazer algum desses fãs se interessar pela literatura que originou o roteiro.

Voltando a carreira de Pattinson. Ele parece que não vai se livrar de personagens odiáveis tão cedo. Em Cosmópolis, seu papel parece transpirar arrogância em um filme com cenas de violência. Falta saber se o galã será capaz de cativar o público no futuro com alguma herói valoroso.


Bel Ami – O Sedutor (Bel Ami)
Direção: Declan Donnellan, Nick Ormerod
Roteiro: Rachel Bennette
Elenco: Robert Pattinson, Uma Thurman, Kristin Scott Thomas, Christina Ricci, Colm Meaney, Philip Glenister, Holliday Grainger
Duração: 102 minutos
País: Reino Unido, França, Itália

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário