domingo, 15 de julho de 2012

Além da Liberdade: Para americano ver

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


A globalização na indústria cinematográfica mundial é um fenômeno cada vez mais intenso, com profissionais de diferentes origens trabalhando juntos. Além da Liberdade (The Lady) é um exemplo dessa colaboração entre países.

O filme é a cinebiografia de Aung San Suu Kyi, líder revolucionária da Birmânia. Para interpretá-la foi escalada a malaia Michelle Yeoh (Missão Babilônia), que entrega um trabalho inspirado. Quem também está elogiável é seu parceiro de cena David Thewlis (Cavalo de Guerra) no papel do marido inglês de Suu.

Por outro lado, a falta de esforço da equipe de maquiagem em deixar mais evidente a passagem dos anos na pele dos personagens dificulta a autenticidade da obra. Alguns cabelos brancos e rugas cairiam bem quando Suu está mais velha.


Em algumas cenas do longa, a protagonista fala a língua local, mas prioriza-se o uso do idioma inglês, mesmo quando os personagens contracenando são todos birmaneses. Assim, Suu conversa com seus familiares em inglês e causa momentos que parte do público achará estranho. A confusão linguística é um dos indícios de que o filme foi produzindo para agradar o público estadunidense, avesso à leitura de legendas.

Outra pista é a escolha do francês Luc Besson para dirigir a fita. O cineasta está entre os europeus que mais consegue se comunicar com o gosto da plateia dos Estados Unidos. Ele já produziu sucessos de bilheteria estrelados por astros de Hollywood, como Busca Implacável e Dupla Implacável, além de ter dirigido Arthur e os Minimoys, uma animação infantil com grandes nomes entre os dubladores.

Besson não mede esforços para alcançar altos níveis de emotividade nas cenas do longa – quando o tema é liberdade, os estadunidenses apreciam um exagero lacrimoso. A dose da emoção pode até passar do limite para alguns espectadores; porém, se Além da Liberdade fizer mais pessoas pensarem na situação desumana do povo da Birmânia, os exageros merecem perdão.


Além da Liberdade (The Lady)
Direção: Luc Besson
Roteiro: Rebecca Frayn
Elenco: Michelle Yeoh, David Thewlis, Jonathan Raggett, Jonathan Woodhouse, Susan Wooldridge, Benedict Wong
Duração: 132 minutos
País: França, Reino Unido

Nota: 7


Nenhum comentário:

Postar um comentário