quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Ermo: Terror com discurso

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Antes da sessão de O Ermo (El páramo) no Festival de Cinema Latino-Americano, o diretor Jaime Osorio Marquez subiu ao palco do Memorial da América Latina para apresentar seu trabalho aos presentes. “Os filmes de terror são feitos para gerar uma sensação: o medo”, disse. “Quis fazer nesse filme que o público tivesse uma sensação visceral”.

O objetivo do cineasta foi alcançado com louvor. A fita acompanha um grupo de militares que retoma uma base abandonada. No local, há apenas cadáveres e sangue. Não se sabe ao certo o que causou a morte dos antigos ocupantes do local. Eles podem ter matado uns aos outros, serem vítimas de guerrilheiros rebeldes ou forças sobrenaturais.

O Ermo faz muito bem em não responder totalmente esse mistério. Dessa forma, mantém-se uma atmosfera de tensão e consegue passar um discurso antibelicista. “A guerra não causa emoções, apenas sensações negativas”, disse Marquez.


Muitos temem fantasmas e demônios, mas a guerra é o monstro real responsável pela morte de muitos seres humanos e a dissolução de famílias. O filme trabalha muito bem o desfoque da câmera para causar medo, mas tal opção estética pode ser encarada como parte da mensagem do roteiro. O espectador não consegue enxergar direito as cenas desfocadas da mesma forma como aqueles personagens, cansados de tanto batalhar e testemunhar atrocidades, não conseguem discernir realidade de paranoia.

Sai da sessão de O Ermo feliz de ter visto um bom filme de terror, um gênero marcado por muitos títulos de baixo nível. Todavia, devo confessar que fiquei trêmulo de tensão um bom tempo depois de terminada a projeção.


O Ermo (El páramo)
Direção: Jaime Osorio Marquez
Roteiro: Jaime Osorio Marquez, Diego Vivanco
Elenco: Juan David Restrepo, Andrés Castañeda, Daniela Catz, Mateo Stevel, Alejandro Aguilar, Mauricio Navas, Juan Pablo Barragan, Nelson Camayo, Julio César Valencia, Andres Torres
Duração: 100 minutos
País: Colômbia, Argentina, Espanha

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário