quarta-feira, 6 de junho de 2012

Deus da Carnificina: Teatro filmado

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Quando se adapta uma peça de teatro para as telas do cinema, normalmente se explora os detalhes do cenário. O objetivo é transpor as limitações do palco. Em Deus da Carnificina (Carnage), o diretor Roman Polanski (O Escritor Fantasma) vai no caminho contrário e concentra a ação em apenas uma locação.

Praticamente tudo se passa dentro do apartamento de Penelope (Jodie Foster, de Um Novo Despertar) e Michael (John C. Reilly, de Precisamos Falar sobre o Kevin). Lá, os dois travam acaloradas discussões com outro casal, formado por Nancy (Kate Winslet, de Contágio) e Alan (Christoph Waltz, de Os Três Mosqueteiros). Tudo isso porque o filho dos visitantes agrediu o filho dos anfitriões.


A força da obra está nos diálogos. Essa é a razão que fez Polanski deixar que as atuações se encarreguem de conduzir o desenrolar do enredo. Para manter a carga dramática, o diretor optou por gravar as cenas na ordem em que estão no roteiro – algo incomum no cinema.

Dessa forma, a curva dramática de cada personagem flui mais naturalmente. Conforme as alianças entre eles se formam e os conflitos se complicam, a entrega dos atores aumenta. A conexão com o público segue o mesmo caminho.

O resultado é uma comédia ácida e crítica. A assinatura de Polanski é visível em Deus da Carnificina, ao mesmo tempo em que os atores têm todo o espaço para brilhar.


Deus da Carnificina (Carnage)
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Yasmina Reza, Roman Polanski
Elenco: Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz, John C. Reilly
Duração: 80 minutos
País: França, Alemanha, Polônia, Espanha

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário