sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Causos de Cinema: Precisamos Falar sobre o Kevin: Pausa necessária

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

A seção Causos de Cinema relata acontecimentos que vão além do filme na experiência de ir ao cinema.


Quando se acompanha uma mostra de filmes como o Festival do Rio, assiste-se a dezenas de produções e é fácil confundir um título com o outro. No entanto, a força de Precisamos Falar sobre o Kevin (We Need to Talk About Kevin) fez com que a sessão na qual o assisti ficasse marcada em minha memória.

Kevin (Ezra Miller) é um adolescente que leva adiante um massacre estudantil nos moldes de Columbine, mas o ponto de vista principal do filme é o da mãe dele (Tilda Swinton, de Um Sonho de Amor). A relação de Eva com seu filho é conturbada desde que ele era um bebê. Como a história é contada fora da ordem cronológica, sempre se nota a sensação de impotência materna.


Fui assistir a esse filme em uma tarde de outubro em Ipanema. Normalmente concentro minha programação vespertina em Botafogo, onde há mais salas de cinema do festival e se pode emendar uma sessão à outra. Por razões de logística, só consegui encaixar o longa em uma sessão mais afastada.

Depois de terminado o filme, olhei a minha volta e vi várias pessoas aos prantos. Saí do cinema para pegar um ônibus de volta a Botafogo. Quando sentei na pare de trás do coletivo tive a real noção da importância de ter visto aquela fina naquela situação.

Eu estava digerindo toda a pujança narrativa de Precisamos Falar sobre o Kevin e percebi que, se tivesse programado para assisti-lo nos cinemas que costumo frequentar durante o Festival, exprimido entre duas sessões de outros filmes, seria incapaz de adentrar imediatamente para ver outra produção. Tinha muitas emoções, pensamentos e sensações para processar naquele começo de noite. Aquela breve viagem de ônibus foi essencial para contemplar a real dimensão do filme.


Precisamos Falar sobre o Kevin (We Need to Talk About Kevin)
Direção: Lynne Ramsay
Roteiro: Lynne Ramsay, Rory Kinnear
Elenco: Tilda Swinton, John C. Reilly, Ezra Miller, Jasper Newell, Rock Duer, Ashley Gerasimovich
Duração: 112 minutos
País: Reino Unido, EUA

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário