quarta-feira, 27 de junho de 2012

Curtas maranhenses

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Durante minha passagem por São Luís para cobrir o II Festival Lume, recebi cópias em DVD de curtas de realizadores locais.


Pelo Ouvido

Depois de um acidente automobilístico, Charlie (Eucir de Souza, de O Menino da Porteira) ficou cego e parou de falar. Katie (Amanda Acosta, de A Princesa Xuxa e os Trapalhões) sofre porque sente falta de ouvir a voz do amado.

Os melhores momentos do curta são as cenas de sexo, quando Katie dá um jeito de suprir o silêncio de seu companheiro. Da primeira vez em que testemunhamos um momento íntimo do casal, ela usa gravações de recados de caixa postal para completar a participação de Charlie no ato.

Com esse proposta, Pelo Ouvido é uma bela experiência sensorial.

Direção: Joaquim Haickel
Roteiro: Joaquim Haickel, Arturo Sabora
Elenco: Amanda Acosta, Eucir de Souza, Gustavo Brandão
Duração: 17 minutos
País: Brasil

Nota: 6


Litania da Velha

O passeio de uma mendiga (Porfíria de Jesus) é acompanhado pela leitura de uma poesia. Ao assistir a caminhada, percebe-se claramente que atrás da câmera está um realizador jovem. Em diversas ocasiões, o verso que se ouve é totalmente redundante à imagem que se vê.

O andamento arrastado do filme, com longos tempos mortos, acaba por enfatizar a redundância. É como se esperássemos demais para no final não ter tanta novidade assim.

Roteiro e Direção: Frederico Machado
Elenco: Porfíria de Jesus, Aldo Leite, Othon Bastos
Duração: 17 minutos
País: Brasil

Nota: 4


Infernos

Quase dez anos depois de Litania da Velha, Frederico Machado mostra muito mais experiência e segurança em Infernos. Desta vez, ele aborda temas que domina bem: São Luís (como morador e viajante) e Nauro Machado (como poeta e como pai).

A estrutura dos dois curtas é semelhante,m com Nauro passeando pelas ruas de São Luís enquanto seus poemas são lidos em off por ele mesmo. Da mesma maneira que os versos amam e odeiam a cidade, Frederico mostra a genialidade de seu pai no som e mostra um lado menos digno na imagem. Nauro bebe e faz besteiras nas cenas de Infernos.

Para os amantes de psicanálise, temos um prato cheio. Como sou leigo, não me estenderei no assunto.

Roteiro e Direção: Frederico Machado
Elenco: Nauro Machado, Flavia Teixeira
Duração: 13 minutos
País: Brasil

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário