domingo, 17 de junho de 2012

Crulic X História Morta: Relatos do além

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


A Sessão 11 do II Festival Lume trouxe dois relatos de protagonistas mortos, um calcado na realidade e outro totalmente fantasioso. O visual de ambas produções chama a atenção.

Crulic – Trilha para o Além (Crulic - drumul spre dincolo) conta a história real de um romeno que foi preso na Polônia, acusado de roubo. Com narração em romeno pelo próprio Claude Crulic (nesse caso interpretado pela voz de Vlad Ivanov, de A Informante), a animação almeja ser um protesto internacional contra o sistema penal e judicial polonês. Prova disso é que a narração que não é feita pelo protagonista é realizada em inglês.

Para que seu discurso não se torne algo vazio e enfadonho, o visual da animação impressiona. Há a integração de diversas técnicas: desenho, manipulação de fotos, stop motion, computação gráfica, colagem,...


Por outro lado, História Morta (Historia Muerta) traz o relato de um vampiro. A narração é excessiva e por diversas vezes redundante. As falas de Samuel (Fran Palacios) são repletas de referências literárias para provar a longevidade do personagem.

O curta usa efeitos visuais para firmar sua personalidade estética. Esse apuro salva o curta do esquecimento, uma vez que sua narrativa é banal.

Crulic – Trilha para o Além (Crulic - drumul spre dincolo)
Roteiro e Direção: Anca Damian
Elenco: Vlad Ivanov, Jamie Sives
Duração: 73 minutos
País: Romênia, Polônia

Nota: 8

História Morta (Historia Muerta)
Roteiro e Direção: Fran Mateu
Elenco: Fran Palacios, Maite Mateo, Fele Pastor, Jesús Díaz
Duração: 15 minutos
País: Espanha

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário