Spoilerômetro: • (?)
Quando Ridley Scott foi convidado para dirigir Alien³ (1992) ele não se interessou pelo roteiro. Segundo ele, só valeria a pena voltar à franquia para contar a história da origem dos xenomorfos.
A escolha se mostrou acertada, Alien³ se tornou um fiasco e Ridely Scott volta a série que ajudou a criar ao fazer Alien o 8º Passageiro (1979), em Prometheus para abordar exatamente o que queria: a origem dos Aliens.
Entretanto, Prometheus não é apenas mais um filme dos Aliens e sim um filme sci-fi clássico, que explora a ideia de que a vida teria se originado fora da Terra. Um grupo de pessoas descobriu onde pode surgido essa forma de vida e conseguem financiamento para a missão.
Na trama, o grupo de cientistas vai até esse planeta desconhecido e se depara com uma série de perigos. Com personagens fortes, uma trama interessante de narrativa rápida e repleta de reviravoltas, trata-se de um bom filme, que pode ser apreciado por qualquer audiência.
Mas ao passo que é um filme acessível, Scott e os roteiristas Jon Spaihts e Damon Lindelof (um dos criadores de Lost) o rechearam com referências aos Aliens. A começar pela companhia Weiland e seus andróides. A sequência alfabética dos andróides foi mantida inclusive, sendo que o do primeiro filme se chamava Ash, o de Aliens e Alien³ Bishop e de Alien: A Ressurreição (1997) chamava-se Call. Em Prometheus é David (Micheal Fassbender, de À Toda Prova).
Os personagens também são análogos, especialmente Elizabeth Shaw, interpretada pela ótima Noomi Rapace (a Lisbeth Salander da série Millenium original). Shaw é uma sobrevivente com instintos ainda mais apurados que Ripley.
O niilismo constante e o clima pesado da série Alien também está presente, apesar de Lindelf flertar com a pregação religiosa, como fazia em Lost. Entretanto, o ponto de vista negativo e niilista se sobressai.
O roteiro tem mais alguns detalhes dignos de nota. Primeiro, a ótima caracterização do andróide David, genialmente interpretado por Fassbender. O ator estudou diversos personagens robôs do cinema, inclusive os replicantes de Blade Runner (filme do próprio Scott). O resultado é excelente.
Tudo isso reunido proporciona um filme de ação sci-fi de qualidade que merece ser conferido nos cinemas.
Prometheus
Direção: Ridley ScottRoteiro: Jon Spaihts, Damon Lindelof
Elenco: Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce, Logan Marshall-Green
Duração: 124 minutos
País: EUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário