sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Primeira Coisa Bela: Emoções familiares

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Amor e tolerância são duas virtudes que andam de mãos dadas quando se trata de convívio entre os homens. Por essa razão, para amar A Primeira Coisa Bela (La prima cosa bella) é preciso ser tolerante com as falhas de caráter de seus personagens.

O próprio protagonista é um dependente químico que evita ter contato com sua família. Contudo, a doença avançada da mãe de Bruno (Valerio Mastandrea, de Nine) o obriga a recriar os laços familiares. Nesse processo, o professor relembra sua infância e adolescência quando Anna (Micaela Ramazzotti), sua impulsiva mão era uma mulher belíssima.

O enredo segue num vai e vem cronológico e o espectador percebe a mudança de época antes dos atores aparecerem, pelos objetos de cena e pela direção de fotografia. Nas cenas do passado, o filme ganha ares mais avermelhados. Com essa paleta de cores, ganha-se um visual mais antiquado, como filmes caseiros feitos em 8 mm.


Seja nas lembranças ou no tempo presente, os personagens não fazem cerimônia em mostrar seus defeitos. Quando criança, Valeria (Aurora Frasca) é uma menina mimada que testa a paciência de Bruno (Giacomo Bibbiani), seu irmão mais velho. Depois de adulta (Claudia Pandolfi, de Filhos das Estrelas), ela se casa com Giancarlo (Fabrizio Brandi), um gomem que fala demais e, por isso, torna-se uma presença indesejável. Para completar, o pai (Sergio Albelli, de Milagre em Sta. Anna) de Bruno e Valeria é um homem violento que chega a expulsar a esposa e os filhos de casa.

Quando se percebe que aceitar as características negativas das pessoas faz parte do convívio familiar, A Primeira Coisa Bela torna-se um melodrama de grande carga emotiva. Se o mergulho em seu enredo for completo, lágrimas podem ser esperadas.

Dica do Dude: Se o tema de A Primeira Coisa Bela agradou, assista a “versão” britânica e masculina dessa história. Quando Você Viu Seu Pai pela Última Vez? (2007) é estrelado por Jim Broadbent (A Dama de Ferro) e Colin Firth (O Espião que Sabia Demais) no papel de pai e filho, respectivamente.


A Primeira Coisa Bela (La prima cosa bella)
Direção: Paolo Virzì
Roteiro: Paolo Virzì, Francesco Bruni, Francesco Piccolo
Elenco: Valerio Mastandrea, Micaela Ramazzotti, Stefania Sandrelli, Claudia Pandolfi, Sergio Albelli, Aurora Frasca, Giacomo Bibbiani, Giulia Burgalassi, Francesco Rapalino, Isabella Cecchi
Duração: 122 minutos
País: Itália

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário