sexta-feira, 1 de junho de 2012

Olhar de Cinema: Curtas Internacionais

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Os curtas foram exibidos sem um nome oficial em português. Quando possível, uma tradução literal é colocada entre parêntesis. Confira a cobertura completa do evento aqui.


Mezanin (Mezanino)

A protagonista do curta é uma mulher desempregada (Leona Paraminski) que aparentemente já se acostumou com sua rotina de visitas a escritórios para ser entrevistada. Apesar de tudo o que presencia, ela permanece apática.

A apatia da personagem se encaixa com a proposta fria da direção. O problema é que, com isso, o espectador também fica apático.

Roteiro e Direção: Dalibor Matanic
Elenco: Leona Paraminski, Jagoda Kralj, Alen Liveric
Duração: 14 minutos
País: Croácia

Nota: 4


Juku

Por ser um documentário, o filme não tem controle sobre os diálogos, que são seu ponto fraco. É difícil acompanhar a conversa dos mineiros bolivianos.

Por ter cenas construídas com uma boa direção, fica a vontade de que a situação da mina de Posokoni tivesse inspirado uma ficção. A escuridão do cenário com uma iluminação clautrofóbica cria belos recortes na tela.

Direção: Kiro Russo
Roteiro: Gilmar Gonzales, Kiro Russo
Elenco: Efraín Garzón, Fábrica Humberto, Renè Mamani
Duração: 18 minutos
País: Bolívia, Argentina

Nota: 5


Beast (Fera)

O filme começa com István (Szabolcs Thuróczy) na delegacia. Ele reclama de roubos que aconteceram em sua fazenda. Esse é o único momento no curta em que se tem alguma simpatia pelo protagonista.

A partir desse ponto, vê-se a dominação que ele exerce sobre a família e até um escravo. As atrocidades cometidas por ele parecem não ter limites. Com isso, o curta atinge o objetivo de enervar o público.

Beast (Csicska)
Roteiro e Direção: Attila Till
Elenco: Szabolcs Thuróczy, Balázs Szitás, Mónika Balsai
Duração: 20 minutos
País: Hugria

Nota: 6


Narcocorrido

A peça mais dinâmica da seleção do Olhar de Cinema até agora, o curta apresenta uma situação em que o bem e o mal não são tão claros. Uma policial (Nicki Micheaux, de Lincoln Heights) tem o plano de pegar o dinheiro do narcotráfico. Naija sofre algum tipo de doença e mostra insegurança sobre seus atos, o que pode indicar o desespero das circunstâncias que a levaram a tal comportamento.

Por outro lado, o motorista do caminhão (Raúl Castillo) abordado por Naija leva a carga ilegal, mas se mostra preocupado com sua família. Temos então uma amostra de ação e suspense que traz em si alguma profundidade, o que é raro no gênero.

Roteiro e Direção: Ryan Prows
Elenco: Nicki Micheaux, Raúl Castillo, Michael Finn, Emilio Rivera
Duração: 24 minutos
País: EUA

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário