quinta-feira, 14 de junho de 2012

Amor Impossível: Humor sem solução

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Apesar do título meloso que ganhou no Brasil, Amor Impossível (Salmon Fishing in the Yemen) é uma comédia. Há elementos românticos que encantam o público mais sensível, mas o principal atrativo do filme é o humor britânico inserido nas falas.

Por causa da Guerra do Iraque e suas consequências, a opinião pública não está muito favorável ao governo do Reino Unido. Por isso, a assessora de imprensa Patrícia Maxwell (Kristin Scott Thomas, de A Chave de Sarah) resolve que o dinheiro público deve ser investido no desenvolvimento da pesca de salmão no Iêmen. A ideia é mostrar laços de amizade entre os ingleses e o Oriente Médio.

É aí que entra o personagem principal do enredo. Dr. Alfred Jones (Ewan McGregor, de À Toda Prova) é especialista em peixes e é forçado a participar desse projeto absurdo. Ele terá a ajuda de Harriet (Emily Blunt, de Os Agentes do Destino), assistente de um ricaço árabe (Amr Waked, de Syriana) interessado em praticar seu hobby no meio do deserto.


Os relacionamentos amorosos de Alfred e Harriet estão em períodos problemáticos e a proximidade criada entre eles por causa do trabalho faz nascer novos sentimento em ambos. Os românticos serão fisgados pelos obstáculos desse amor – que está longe de ser impossível.

As boas atuações do longa ajudam a enfatizar o lado cômico, especialmente ao explorar o lado esquisito do protagonista. Por outro lado, o roteiro falha em resolver suas próprias armadilhas. Muitos dos grandes conflitos criado no texto são resolvidos de formas demasiadamente simplórias, o que exige uma boa carga de concessão por parte do público.

Portanto, quem se focar no romance e no humor pode se apaixonar por Amor Impossível. Todavia, quem se apegar à dramaturgia sairá do cinema torcendo o nariz.


Amor Impossível (Salmon Fishing in the Yemen)
Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Simon Beaufoy
Elenco: Ewan McGregor, Emily Blunt, Amr Waked, Tom Mison, Kristin Scott Thomas, Rachael Stirling
Duração: 107 minutos
País: Reino Unido

Nota: 4

2 comentários:

  1. Muiiitoooo bom, leve, sem os exageros que estamos acostumados. Não é monótono, faz tempo q sai de uma sala de cinema tao contente e feliz por ter visto um filme interessante e não-apelativo. Recomendo bastante

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    Que bom que você gostou do filme! Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir